Desenvolvimento de um Modelo Empreendedor de Gestão

Autores

  • José Cezar José Cezar Fundação Getulio Vargas – FGV – RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v2i1.31

Resumo

O artigo propõe um Modelo Empreendedor de gestão fundamentado, por um lado, no exame das duas correntes da literatura que se dedicam ao estudo do empreendedorismo, a saber, a economia e a administração, e, por outro, no aprendizado obtido a partir de estudos de caso, tanto no setor privado, como na administração públicas.  Quando se estuda a literatura sobre empreendedorismo produzido no campo da administração, constata-se que a abordagem predominante tem sido a de enfatizar um aspecto, ou dimensão, do fenômeno empreendedor, como a figura do empreendedor, o processo de gestão, a exploração de oportunidades, a intuição, a criatividade e a experiência. O modelo proposto inova ao argumentar que é não somente possível, mas necessário, integrar essas diferentes correntes para se formular um Modelo Empreendedor de Gestão que seja realmente eficaz para explicar a dinâmica do processo empreendedor. Argumenta-se que a formulação desse modelo é importante, tanto para referencial analítico para o estudo de casos, de sucesso ou não, como para orientar iniciativas empreendedoras, tanto no setor privado como no setor público, aumentando suas chances de êxito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cezar José Cezar, Fundação Getulio Vargas – FGV – RJ

Consultor do quadro permanente – Fundação Getulio Vargas.

Doutor em Gestão pelo ISCTE – Portugal - e-mail: castanhar@fgv.br

Referências

Acs, Z. J., Audretsch, D. B., Braunerhjelm, P., & Carlsson, B. (2004). The missing link: The knowledge filter and entrepreneurship in endogenous growth.

Audretsch, D., & Keilbach, M. (2004). Entrepreneurship capital and economic performance. Regional studies, 38(8), 949-959.

Audretsch, D., & Keilbach, M. (2004). Entrepreneurship capital: Determinants and impact, papers on entrepreneurship, growth and public policy 2004-37. Max Planck Institute of Economics, Entrepreneurship. Growth and Public Policy Group.

Carland, J. W., Hoy, F., Boulton, W. R., & Carland, J. A. C. (1984). Differentiating entrepreneurs from small business owners: A conceptualization. Academy of management review, 9(2), 354-359.

Gartner, W. B. (1985). A conceptual framework for describing the phenomenon of new venture creation. Academy of management review, 10(4), 696-706.

Gianforte, G. (2005). Bootstrapping your business: Start and grow a successful company with almost no money. Adams Media.

Gartner, W. B. (1985). A conceptual framework for describing the phenomenon of new venture creation. Academy of management review, 10(4), 696-706.

Kilby, P. (1971). Entrepreneurship and economic development.

Kirzner, I. (1973). Competition and Entrepreneurship/Kirzner I.

Kirzner, I.M. (1985) The Entrepreneur in Economic Theory, In: Hannah E. Dahmén e I.M. Kirzner, eds.: The Dynamics of Entrepreneurship (Lund University Press, Lund).

Kirzner, I. M. (1997). Entrepreneurial discovery and the competitive market process: An Austrian approach. Journal of economic Literature, 35(1), 60-85.

Knight, F. H. (1921). Risk, uncertainty, and profitHoughton Mifflin. New York.

Lumpkin, G. T., & Dess, G. G. (1996). Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. Academy of management Review, 21(1), 135-172.

Lumpkin, G. T., & Dess, G. G. (2001). Linking two dimensions of entrepreneurial orientation to firm performance: The moderating role of environment and industry life cycle. Journal of business venturing, 16(5), 429-451.

Macdonald, R. (1965). Schumpeter and Max Weber--central visions and social theories. The quarterly journal of economics, 373-396.

Marshall, A., & Guillebaud, C. W. (1961). Principles of Economics. 9th (variorum) ed. Macmillan.

McClelland, D. C. (1967). Achieving society. Simon and Schuster.

McGrath, R. G., & MacMillan, I. C. (2000). The entrepreneurial mindset: Strategies for continuously creating opportunity in an age of uncertainty (Vol. 284). Harvard Business Press.

Miller, D. (1983). The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management science, 29(7), 770-791.

Von Mises, L. (1949). Human action: A treatise on economics (p. 566). B. B. Greaves (Ed.). New Haven: Yale University Press.

Nooteboom, B. (1993). Schumpeterian and Austrian entrepreneurship: a unified process of innovation and diffusion. Rijksuniversiteit Groningen, Faculteit Bedrijfskunde.

Paulin, W. L., Coffey, R. E., & Spaulding, M. E. (1982). Entrepreneurship research: methods and directions. Encyclopedia of entrepreneurship, 353-373.

Sarasvathy, S. D. (2001). Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of management Review, 26(2), 243-263.

Schollhammer, H. (1982). Internal corporate entrepreneurship. Encyclopedia of entrepreneurship, 209, 223.

Schumpeter, J. A. (1934). The theory of economic development: An inquiry into profits, capital, credit, interest, and the business cycle (Vol. 55). Transaction publishers.

Schumpeter, J. A. (1942). Capitalism, Socialism, and Democracy: Harper and Brothers, New York.

Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of management review, 25(1), 217-226.

Vesper, K. (1980). New Venture Strategies Prentice Hall. Inc: Englewood Cliffs, NJ.

Parsons, T. (Ed.). (1930). The protestant ethic and the spirit of capitalism (p. 56). George Allen & Unwin.

Wennekers, S., & Thurik, R. (1999). Linking entrepreneurship and economic growth. Small business economics, 13(1), 27-56.

Downloads

Publicado

2017-07-21

Edição

Seção

Estado, Organizações e Sociedade