Desvendando e Desmitificando Através da Análise Bakhtiana o Planejamento Estratégico de uma Empresa Júnior
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v3i2.40Resumo
Objetiva-se analisar, sob a ótica da estratégia como prática social, as características de linguagem escrita de um planejamento estratégico de uma empresa júnior situada no sul do estado de Minas Gerais, com base na perspectiva Bakhtiniana de análise do discurso. O planejamento estratégico é uma proposta de trabalho a ser executado em detrimento da prática social que é o trabalho realmente executável, fazendo com que nas organizações as vozes dos atores fiquem abafadas, atônicas pela ideologia de participação coletiva, que é disseminada. Acarreta-se um falso contentamento dos atores organizacionais que acreditam de fato que suas opiniões estão contidas no plano, objetivos e metas estabelecidas pela empresa, permitindo a manifestação dos fenômenos de polifonia e hegemonia.
Downloads
Referências
BAKHTIN,M. Estética da Criação Verbal. São Paulo. Martins Fontes. 2010.
BARROS, D. L. P. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In. BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, Dialogismo e Construção do Sentido. Campinas/ SP: Editora da Unicamp, 1997, pp. 27-38.
BARRY, D.; ELMES, M. Strategy Retold: Toward a Narrative View of Strategic Discourse. Academy of Management Review, v. 22 (2), 1997, p. 429-452.
BEZERRA P. Polifonia. In: Brait B. (Org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2005. p. 167-176.
GOULART, C. M. A. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação. 2001. 18: 5-21.
GRAGOATÁ. Linguagem e Subjetividade em Gramsi e Bakhtin. 2006.
JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: an activity-based approach. London: Sage publications, 2005.
MARTIN, W. Recent theories of narrative. Ithaca, New York: Cornell University Press. 1986.
MINAYO,M.C.S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 14ª Edição. São Paulo: Ed.Vozes, 2000.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico. Bookman. 2010.
MIOTELLO, V. Ideologia. In: Brait.(Org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2005. p. 167-176.
MORETO NETO, L.M.; JONES, P.N.; ROSAURO, D.Z.; BENKO, F. Empresa Júnior - Espaço de Aprendizagem. Florianópolis. 2004.
OLIVEIRA, E.M. Empreendedorismo Social e Empresa Junior no Brasil: O Emergir de Novas Estratégias para Formação Profissional. UNIOEST, Toledo, Paraná. 2003.
ROCHA, D.; DEUSDARÁ, E.B. Análise de Conteúdo e Análise de Discurso: Aproximações e Afastamentos na (re) Construção de uma Trajetória. Alea: estidos Neolatinos vol.7, nº2, 2005, p.305:322.
SILVA, F.T.; MAIA, M.H.B.; TAVARES, W.; JOAQUIM, N. F. O Processo de Gestão de Conhecimento de Redes Interorganizacionais: um estudo com Empresas Juniores de Minas Gerais. Anais ENANPAD. Rio de Janeiro. Disponível em www.anpad.org.br/evento.
VAARA, EERO, KLEYMANN, BIRGIT AND SERISTÖ, HANNU. Strategies as Discursive Constructions: The Case of Airline Alliances. Journal of Management Studies. 2004. 41(1): 1–35.
VAARA, EERO, VIRPI SORSA, & PEKKA PÄLLI On the force potential of strategy texts: A critical discourse analysis of a strategic plan and its power effects in a city organization. Organization, 17(6), 2010. 685-702.
WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range Planning. v. 29, n. 5, 1996. p. 731-735.
ZACCHI, V. J. Discurso, poder e hegemonia: dilemas do professor de língua inglesa, Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas. 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).