PGRSS de um Hospital Público de Florianópolis: Atendimento aos Requesitos Legais ou Responsabilidade Social Corporativa da Instituição ?

Eliane Puperi Alves da Silveira, Janete Zanchin

Resumo


O estudo tem como objetivo geral compreender o programa de geração de resíduos de serviços de saúde de um hospital público da região de Florianópolis, verificando se o cumprimento do mesmo se dá apenas por questões legais ou se, além disso existe, de fato, responsabilidade social corporativa por parte da instituição, com real preocupação com a comunidade em que está inserida e com o meio ambiente. Quanto aos objetivos da pesquisa, primeiramente, realizou-se uma pesquisa exploratória, seguida de uma descritiva, nesta última coletou-se dados junto aos gestores/colaboradores da instituição, além de análise de dados indicadores da instituição. Entre os resultados obtidos,  percebeu-se que, apesar do programa ter sido criado em virtude dos requisitos legais, já existe certa preocupação com a geração de resíduos e com o impacto ambiental provocado por ele nos colaboradores e gestores do hospital.

Palavras-chave: plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; PGRSS;  resíduos hospitalares; requisitos legais; responsabilidade social corporativa.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/eas.v3i2.62

Apontamentos

  • Não há apontamentos.