Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Econômica é uma publicação semestral do programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, que publica artigos e resenhas em Economia, principalmente de autoria de pesquisadores de outras instituições. Não sendo uma revista departamental, a Econômica conserva, não obstante, duas especificidades da instituição de docência e pesquisa que a abriga: a pluralidade temática e metodológica e uma ênfase em questões de policy. Em outras palavras, a revista publica artigos em Economia, teórica ou aplicada, contemplando uma variedade de temas e abordagens, e um dossiê temático voltado para políticas públicas. Neste sentido, no horizonte das revistas pluralistas em Economia, a Econômica se
diferencia ao propor, por meio dos dossiês um diálogo entre diferentes abordagens (normalmente separadas em revistas especializadas) sobre temas de interesse público. Cada número da revista é composto por não menos do que quatro artigos e por um dossiê temático, que funciona à maneira de um fórum público de discussão. Os artigos, de conteúdo e abordagem variados, a juízo do Comitê Editorial, são submetidos a dois pareceristas especialistas, sempre de instituições diferentes das instituições de origem dos autores, em sistema double blind review. O dossiê é formado por contribuições convidadas de especialistas nacionais e internacionais, de excelência amplamente reconhecida, e contém um position paper, seguido por dois comentários inéditos sobre tema de relevância na atualidade, a juízo do Comitê Editorial.

Esta revista conta com o apoio financeiro do Auxílio Publicação 2013 e 2014 da Proppi-UFF.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e resenhas, de conteúdo e abordagem variados, a juízo do Comitê Editorial, são submetidos a dois pareceristas especialistas, sempre de instituições diferentes das instituições de origem dos autores, em sistema double blind review.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Revista Econômica

A Revista Econômica é uma publicação semestral do programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, que publica artigos e resenhas em Economia, principalmente de autoria de pesquisadores de outras instituições.

Não sendo uma revista departamental, a Econômica conserva, não obstante, duas especificidades da instituição de docência e pesquisa que a abriga: a pluralidade temática e metodológica, e uma ênfase em questões de policy, característica do intelectual público. Cada número da revista é composto por não menos do que três artigos e por um dossiê temático, que funciona à maneira de um fórum público de discussão. Os artigos, de conteúdo e abordagem variados, são submetidos a dois pareceristas especialistas, em sistema double blind review. O dossiê é formado por contribuições convidadas de especialistas nacionais e internacionais, de excelência amplamente reconhecida, e contém um position paper, seguido por um conjunto de curtos comentários inéditos sobre tema de relevância na atualidade, a juízo do Comitê Editorial.