Notas Acerca da Influência da Epistemologia de Thomas Kuhn na Concepção de Giovanni Dosi

Autores

  • Flavia Félix Barbosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alana Carvalho Ferreira Economista pela Universidade Federal de São João Del Rei. Mestranda em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v18i2.35002

Resumo

Este trabalho procura identificar a influência do filósofo Thomas Kuhn no pensamento do economista neo-schumpeteriano Giovanni Dosi. Parte-se da concepção de Kuhn acerca do progresso científico na qual o conceito de paradigma assume centralidade. Procura-se demonstrar a apropriação e ressignificação deste conceito por Dosi para explicar a mudança tecnológica no desenvolvimento econômico por meio da sucessão de paradigmas tecnológicos. A aproximação destas reflexões possibilitou inferir que os mecanismos que regem o desenvolvimento da tecnologia são análogos àqueles que regem o desenvolvimento da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Félix Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2011). Mestranda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na área de Teoria Econômica. Foi professora substituta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2013-2014), onde ministrou as disciplinas de Economia do Setor Público, Teoria Microeconômica I e II, Teoria Macroeconômica III e Teoria Econômica. Integra o Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP). Pesquisa acerca de processo de trabalho, capitalismo contemporâneo, mundialização do capital, Estado, dívida pública, crise e concentração bancária.

Downloads

Publicado

2017-03-23

Edição

Seção

Artigos