Fear of Crime, Violence and School Performance: an analysis of the probability of school failure in Brazil

Autores

  • Wander Plassa Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Marina Silva da Cunha Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v21i1.35032

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender detalhadamente o atraso escolar entre estudantes do
ensino fundamental e médio no Brasil, adicionando variáveis relacionadas a insegurança e violência àquelas tradicionalmente usadas. Para tanto, utilizamos dados de uma Pesquisa Nacional por
Amostra de Domicílios, em 2009, e aplicamos um modelo de probit econométrico para obter a
probabilidade de atraso escolar. Confirmamos que a educação das mães é um determinante importante do insucesso escolar de um indivíduo. Além disso, fatores como ser homem, negro e ser
criança em uma família desestruturada estão mais intimamente associados ao atraso escolar. Os
resultados também indicam que ser vítima de crime, como roubo e agressão física, afeta significativa e positivamente as probabilidades de atraso escolar. A insegurança relacionada a violência, no
entanto, foi positivamente significativa no nível do bairro apenas para aquela relatada por meninas
entre 10 e 14 anos.

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Biografia do Autor

Wander Plassa, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Doutorando na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá.

Professora Titular no Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos