Variações cambiais e Balança Comercial no Brasil: um exame da condição de Marshall-Lerner

Autores

  • Eduarda Machoski Doutoranda em Economia pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Carlos Eduardo Caldarelli Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Mestrado em Economia Regional da UEL.
  • Marcia Regina Gabardo da Camara Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Mestrado em Economia Regional da UEL.

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v21i1.35033

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a validade da Condição de Marshall-Lerner – CML – e a existência do fenômeno de Curva-J para a balança comercial brasileira, desagregada por categoria de uso, para o período de 2000 a 2013. Foram utilizadas ferramentas de econometria de séries temporais – modelos VAR/VEC. Os resultados encontrados reforçam que choques cambiais são mais efetivos para os segmentos de bens de capital e de bens intermediários e matérias-primas, respectivamente. A Condição de Marshall-Lerner foi verificada para três das quatro categorias de uso estudadas, porém, no que se refere à Curva-J, o fenômeno não foi verificado em nenhuma destas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Machoski, Doutoranda em Economia pela Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina e Doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba.

Carlos Eduardo Caldarelli, Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Mestrado em Economia Regional da UEL.

Professor Adjunto do Departamento de Economia da UEL e do Mestrado em Economia Regional da UEL. Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP.

Marcia Regina Gabardo da Camara, Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Mestrado em Economia Regional da UEL.

Professora Associdada do Departamento de Economia da UEL e do Mestrado em Economia Regional da UEL. Doutora em Teoria Econômica pela FEA/USP.

Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos