Hilferding e o nexo imperialista entre capital financeiro e exportação de capital

Autores

  • Maurício de Souza Sabadini Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Fábio Antônio de Campos UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v20i2.35042

Resumo

O objetivo desse artigo será mostrar como a relação definida por Hilferding entre o capital financeiro e a exportação de capital estabelece o nexo imperialista que dá sentido à gênese do capitalismo moderno e sua projeção futura, incluindo a relação de dependência entre os países do centro e da periferia. Para tanto, identificaremos as formas de exportação de capital a partir da dinâmica de reprodução do capital financeiro, além de apresentar os elos essenciais que integram a articulação imperialista entre o capital financeiro em seu surgimento histórico, bem como sua internacionalização via exportação de capital. Estabelecemos formas da exportação de capital como os lucros diferenciais e de fundador, investimento de portfólio, empréstimos e investimentos diretos estrangeiros, atualizando um instrumental característico da fase monopolista do capitalismo. Por fim, indicamos possíveis elos que associam parte das ideias de Hilferding à complexidade atual da financeirização e de sua manifestação imperialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício de Souza Sabadini, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em Economia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Tutor do grupo Programa de Educação Tutorial/PET Economia-Ufes (Sesu-MEC).

Fábio Antônio de Campos, UNICAMP

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor do Instituto de Economia da UNICAMP.

Publicado

2019-01-26