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Diretrizes para Autores

A revista publica trabalhos que contribuam para o estudo das relações de gênero, escritos a partir de diferentes tradições disciplinares, dentro de um arco de questões que dizem respeito à condição feminina, homossexualidades, masculinidades dentre outros temas correlatos. 

São aceitos trabalhos escritos em português e espanhol.

Todas as colaborações - encomendadas e  não encomendadas - são submetidas a avaliadores ad hoc e ao Conselho Editorial, a quem cabe a decisão final sobre as publicações. A simples remessa de originais à revista implica a autorização para publicação. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os artigos forem entregues para composição gráfica.

Não serão pagos direitos autorais. O copyright dos trabalhos publicados pertence aos seus autores, e os direitos autorais de cada edição pertencem à EdUFF/NUTEG; portanto, caso os autores queiram republicá-los, pede-se, apenas, que mencionem a primeira publicação na revista Gênero.

Os artigos, que não devem exceder 9000 palavras, escritos em fonte times New Roman 12, em espaço 1/5, com todas as margens em 2cm, devem ser submetidos através do site http://www.revistagenero.uff.br. Os artigos devem vir acompanhados de  resumo em português e inglês, com no mínimo 70 e no máximo 100 palavras. Três palavras-chave em português e inglês também devem ser enviadas.

As resenhas não devem exceder 4000 palavras.

Pelo menos um(a) dos (as) autores (as) deverá ter pelo menos o título de mestre. 

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, substantivas e escritas da forma mais sucinta possível. Os dados bibliográficos relativos a citações de outros trabalhos devem ser localizados no corpo do texto, entre parênteses, limitando-se ao sobrenome do autor, ano, e página (quando for o caso). Trabalhos de dois e três autores serão citados pelos nomes de todos, e mais de três, pelo nome do primeiro seguido de et al.”,

Exemplos:

(ABREU, 1999, p. 21-35)

(BRASIL, 2000, p. 116)

(SILVA; ABREU, 1999)

(SILVA et al., 2000)

Todos os trabalhos citados devem ser listados em ordem alfabética na seção“Referências”. Não devem ser ali adicionados trabalhos que não tenham sido mencionados no texto. As referências deverão ser apresentadas obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023:2000).

Exemplos:

Livro

HANNOUN, H. Educação: certezas e apostas. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, 1997.

Trabalho acadêmico

WERNECK, M. G. A biblioteca escolar nos periódicos brasileiros de Biblioteconomia: estudo desenvolvido na Biblioteca do IACS-UFF. 1990. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1990.

Dissertação

QUDRATT, S. Poder e Informação: os sistemas de inteligência e o regime militar no Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

Capítulo de Livro

PERROT, M. A juventude operária da oficina à fábrica. In: LEVY, Giovanni; SCHIMITT, J. C. Histórias dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Trabalho publicado em Anais de Eventos

ALVES, A., MELO, A. e CRUZ, M. A Mulher no sistema penitenciário em Sergipe: o imaginário na construção de identidade. In: 8º Congresso Brasileiro de Assitentes Sociais, 1995, Salvador. Cadernos de Comunicações. Brasília: CFESS, 1995.

Legislação

BRASIL. Lei nº 10.055, de 12 de dezembro de 2000. Cria cargos na carreira Policial Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, ano 138, n. 239-E, p. 1, 13 dez. 2000. Seção I.

Artigo de revista

MAIA, Katlin Darlen. Odontologia para bebês: uma filosofia. Revista Fluminense de Saúde Coletiva, Niterói, n. 4, p. 17-22, set. 1999.

Artigo de jornal

MORAES, Andréa. L. Artes plásticas ilustram cardápios da Esplanada Grill. Gazeta Mercantil, São Paulo, 28 fev. 1997. Caderno Empresas & Negócios, p. C.-8.

Material da Internet

SANTOS, Marly da Silva. Metodologia da resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática. 1993. 235 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. Disponível em: http://www.ct.ibict.br:81/site/owa/si-resultado>. Acesso em: 22 jan. 2001.

Esclarecimento de dúvidas e confirmação de recebimento de material poderão

ser obtidos pelo e-mail: revistagênero@uol.com

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O abstract foi redigido por profissional habilitado, caso o autor ou autora não domine a língua inglesa.
  4. O texto está em espaço 1/5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Foram prestadas todas as informações referentes à titulação e vinculo institucional da(s) autora(s) ou  do(s) autor(es). É obrigatória a informação do ORCID de cada autor(a) Submissões que não contenham essas informações não serão avaliadas.
  7. Os dados dos autores estão informados unicamente nos campos específicos do formulário de submissão. Ou seja, foram eliminados do arquivo com o artigo e/ou documentos suplementares quaisquer identificações.

  8. O trabalho foi criteriosamente revisto no que se refere à estrutura e atenção às normas gramaticais da língua na qual foi escrito. Recomenda-se que antes da submissão o trabalho seja examinado por um revisor profissional.
  9. Pelo menos um(a) dos (as) autores (as) possui o título de mestre.
 

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