As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos

Autores

  • Paula Silva
  • Paula Botelho Gomes
  • Paula Queirós
  • Silvana V Goellne

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v10i1.47

Palavras-chave:

gênero, educação física, escolar, orientações didácticas

Resumo

Este texto parte da análise da

percepção de alunos e alunas (as) sobre

as relações de gênero no contexto da

Educação Física escolar portuguesa. O

trabalho empírico resulta da realização de

60 entrevistas semiestruturadas aplicadas

a estudantes de escolas secundárias do

distrito do Porto, cuja análise sugere que

alunos e alunas apresentam percepções

diferenciadas acerca das relações de

gênero nas aulas de Educação Física. Com

base nestes resultados e de forma a promover

um ambiente favorável à aprendizagem

e ao comprometimento com uma

prática desportiva regular, propõem-se um

conjunto de orientações didáticas com

base em alguns modelos instrucionais.

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Publicado

2012-06-15

Edição

Seção

DOSSIÊ GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA