Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Movimento - revista de educação é um periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dirigida a pesquisadores, a docentes e a outros profissionais da educação e a discentes (graduandos e pós-graduandos), da grande área das ciências humanas e da área da educação, a Movimento-revista de educação tem na pluralidade de perspectivas teóricas e na interdisciplinaridade um de seus pilares.

Com edição semestral, Movimento-revista de educação tem como objetivo publicar manuscritos que, pelo seu rigor teórico e metodológico, contribuam para a difusão do conhecimento crítico na área da educação e para o avanço da pesquisa educacional, suscitando novas questões e estimulando a atuação dos educadores.

Em conformidade com a política editorial, recebe manuscritos em fluxo contínuo podendo estrutura-se em cinco seções: (i) Dossiê Temático; (ii) Artigo (iii) Resenha; (iv) Entrevista; (v) Documento. Também pode apresentar uma estrutura que não venha a incorporar o Dosiê Temático.

Movimento-revista de educação aceita manuscritos originais em português, em espanhol, em inglês e em francês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deverá ser acompanhado da versão em português.

Se a pesquisa que deu origem ao manuscrito envolveu seres humanos, é necessário declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas.

O número de autores, por manuscrito, não deve ultrapassar a 3 (três).  

Os autores devem ser mestres ou doutores.

Aceitam-se manuscritos produzidos por graduados e por estudantes (graduandos e pós-graduandos) desde que sejam submetidos em coautoria com  o professor-orientador portador do título de mestre ou doutor.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

A Movimento – revista de educação adota, desde 2014, a política de dossiês temáticos, em fluxo contínuo, com a finalidade de reunir, periodicamente, temas específicos e candentes da realidade educacional, desenvolvidos de forma crítica, tal como indica o foco e o escopo da revista. 

As chamadas para apresentação de propostas de dossiês temáticos são publicadas na aba "Notícias" do sítio da Movimento, mas também por lista de e-mails e redes sociais.  

A submissão pode se dar por convite da equipe editorial. Entretanto, tanto sua proposta quanto seus manuscritos estarão sujeitos à avaliação duplo-cego.

Os proponentes-organizadores do dossiê devem ser pesquisadores doutores vinculados a programas de pós-graduação, a núcleos ou a grupos de pesquisas de instituições de educação superior.

Os autores devem ser mestres ou doutores de diferentes regiões do país, sendo, pelo menos um deles, filiado à instituição estrangeira reconhecida. O percentual dos autores de uma mesma instituição não pode ultrapassar o total de 30% dos autores de cada número. 

O cadastro no sistema e informação do ORCID são obrigatórios para posterior acesso, por meio de login e senha, e submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Os autores devem seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores, disponíveis na aba “Sobre”.  

Quanto às propostas, elas devem conter título, resumo da temática (em pelo menos dois idiomas adotados pela Movimento – espanhol, inglês e francês – sendo obrigatória uma versão em português), estrutura dos artigos, data limite para a submissão dos textos , minicurrículo e endereço eletrônico dos proponentes/organizadores e, se possível, dos autores, todos com enlace para o currículo lattes (atualizado).

Cada dossiê é composto de pelos menos 8 (oito) artigos, 2 (duas) resenhas, 1 (uma) entrevista, de no máximo 6 (seis) questões, 1 (um) documento e 1 (uma) apresentação de até 10 laudas do(s) seu(s) organizador(es). As exceções serão apreciadas pela Editoria.

O Dossiê, se aprovado, poderá, eventualmente, ser publicado como número especial. 

Textos eventualmente aprovados e não incorporado em um dossiê poderão ser publicados em edições posteriores na seção de fluxo contínuo.

Independentemente dos dossiês temáticos, os autores podem submeter contribuições em qualquer outra seção, após doze meses de sua última colaboração.

Todas as imagens, as figuras, as charges, os desenhos e as fotografias devem ser acompanhadas de documento de cessão de direitos tanto do autor como daqueles que estejam visíveis nas fotos, mesmo as que circulam na Internet. Domínio público, vale esclarecer, só se configura quando o autor da imagem/foto for falecido há 71 anos ou mais (Ver Lei n. 9.610/98). 

A Editoria reserva-se o direito de convidar docentes-pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino e de grupos de pesquisa, situados no Brasil ou em outros países, para organizarem dossiês temáticos, de modo a garantir o estreitamento dos laços interinstitucionais e a colaboração científica nacional e internacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha - Dossiê Temático

Serão aceitas resenhas de obras clássicas ou inéditas. Elas serão avaliadas pela Editoria, que, nesse caso, poderá aprová-las, rejeitá-las ou, se entender necessário, submetê-las à apreciação de pareceristas ad hoc.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista - Dossiê Temático

As entrevistas são avaliadas pela Editoria, não sendo submetidas ao sistema de avaliação duplo-cego por pares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documento - Dossiê Temático

Esta seção tem por finalidade resgatar, divulgar e preservar a memória de textos elaborados por associações e por entidades de classe, exarados por órgãos governamentais (leis, pareceres, decretos, entre outros) e com valor histórico (textuais e iconográficos do passado recente e/ou remoto).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Textos acadêmico-científicos que compõem o Dossiê Temático submetidos à Movimento e com a anuência do(s) organizador(es) do Dossiê. Incluem-se nesta seção ensaios teóricos e relatos de experiências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo - Fluxo contínuo

Textos acadêmico-científicos recebidos por demanda contínua, incluindo ensaios teóricos e relatos de experiências, desde que voltados à análise de questões centrais do campo educacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha Fluxo Contínuo

Serão aceitas resenhas de obras clássicas ou inéditas. Elas serão avaliadas pela Editoria, que, nesse caso, poderá aprová-las, rejeitá-las ou, se entender necessário, submetê-las à apreciação de pareceristas ad hoc.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista - Fluxo Contínuo

As entrevistas são avaliadas pela Editoria, não sendo submetidas ao sistema de avaliação duplo-cego por pares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documento - Fluxo Contínuo

Esta seção tem por finalidade resgatar, divulgar e preservar a memória de textos elaborados por associações e por entidades de classe, exarados por órgãos governamentais (leis, pareceres, decretos, entre outros) e com valor histórico (textuais e iconográficos do passado recente e/ou remoto).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Pesquisa

Refere-se a um projeto (em execução ou finalizado) com o fito de apresentar seu desenvolvimento, de evidenciar o percuso teórico-metodológico, e de mostar os resultados e as suas conclusão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pareceristas Ad Hoc

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção de trabalhos para publicação toma como referência a relevância da temática, a pertinência à política editorial, o rigor na abordagem teórica, na metodologia e na argumentação, bem como a correção e a clareza na construção do texto.

Os editores realizarão uma avaliação prévia dos trabalhos, consoante às Diretrizes para Autores, antes de serem encaminhados aos pareceristas.

O processo de avaliação adotado é o duplo-cego, estando a publicação condicionada a dois pareceres emitidos por avaliadores ad hoc. Em caso de divergências, será solicitado um terceiro parecer. Os casos omissos serão avaliados e decididos pelos Editores.

Os avaliadores são externos e alheios à equipe editorial e à Universidade Federal Fluminense e são selecionados éla Plataforma Buscador de Avaliadores (http://plataformaperiodico.com.br/buscadoravaliadores e http://www.webpack.com.br:8082/PlataformaPeriodico/)  

Se aceito para publicação, o trabalho será submetido a uma verificação de linguagem e, em seguida, encaminhado ao autor com as sugestões de alterações. Após ser devolvido pelo autor, no prazo estipulado, o trabalho entra em processo de diagramação e de publicação. 

De modo a dotar o periódico de caráter internacionalizado, o autor do artigo, após o aceite final para a publicação, deverá providenciar e incluir obrigatoriamente, no sistema, a versão em espanhol, em inglês ou em francês.

 

Periodicidade

De publicação semestral, a Movimento-revista de educação vem se preparando para tornar-se quadrimestral, passando a lançar três edições por ano. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...