Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista movimento-revista de educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Movimento-revista de educação aceita, em fluxo contínuo, manuscritos originais (artigo, resenha, entrevista e documento, mas também organizados em Dossiê Temático) em português, em espanhol, em inglês e em francês, que contribuam para o avanço da pesquisa educacional e para a difusão de conhecimento crítico na área.

Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.

O texto deve ser inédito e o seu conteúdo deve ter pelo menos 60% de pesquisa original no âmbito científico e acadêmico. 

Aceitam-se manuscritos produzidos por graduados e estudantes (graduandos e pós-graduandos) desde que sejam submetidos em coautoria com o professor-orientador portador do título de mestre ou doutor.

A publicação dos trabalhos está condicionada ao processo de avaliação duplo-cego. Toma-se como referência a relevância da temática, a pertinência à política editorial, o rigor na abordagem teórica, na metodologia e argumentação, bem como a correção e a clareza na construção do texto.

Os editores realizarão uma avaliação prévia dos trabalhos antes de serem encaminhados a dois pareceristas. Em caso de pareceres divergentes, será solicitado um terceiro parecer. Os casos omissos serão avaliados e decididos pelos Editores.

Se aceito para publicação, o trabalho será submetido a uma verificação de linguagem e, em seguida, encaminhado ao autor com as sugestões de alterações. Após ser devolvido pelo autor, no prazo estipulado, o trabalho entra em processo de diagramação e de publicação. 

Após o aceite final para a publicação, o autor do manuscrito deverá providenciar e incluir obrigatoriamente, no sistema, a versão em espanhol, em inglês ou em francês. 

Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português. 

 

Formatação de texto

As regras de formatação de texto, citações e referências bibliográficas adotadas pela Movimento têm por base as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), quais sejam, NBR 10520/2002, NBR 10719/2011,  NBR 6021/2016, NBR 6023/2018.   

Para submissão de proposta de dossiê temático, acesse o modelo de proposta 

Para submissão de textos, acesse o template 

  • O texto inédito pode ser enviado em português, em espanhol, em inglês e em francês e não deve estar sob avaliação em outros periódicos;
  • Ter o título em português e, ainda, com tradução para dois idiomas, dentre eles, espanhol, inglês e francês; 
  • Resumo obrigatório em português, com tradução para dois idiomas, dentre eles, inglês (abstract), espanhol (resumen) e francês (résumé), em que constem o objetivo, o método e os resultados do trabalho contendo de 100 a 250 palavras cada e seguidos de até no máximo 5 palavras-chave;
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) aparecer no corpo do artigo. Para assegurar a imparcialidade da avaliação duplo-cego, o(s) autor(es) deve(m) remover toda e qualquer identificação nos metadados do arquivo encaminhado. Em arquivos do Microsoft Word, orienta-se clicar em Arquivo para acessar a página Informações; em seguida, clicar em Verificar se há problemas/inspecionar documentos. Depois de inspecionado o documento, clicar em remover tudo;
  • Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento, incluindo o nome completo, o ORCID, a titulação, a filiação institucional, o endereço postal, o telefone e o e-mail para contato com os leitores;
  • Os artigos e os ensaios devem ter entre 40 e 55 mil caracteres com espaços (de 20 a 22 laudas), contados a partir da Introdução, incluindo as notas de rodapé, as ilustrações, as tabelas, os gráficos, as figuras e as referências bibliográficas. Para mais esclarecimentos, vide o template da Movimento; 
  • Os relatos de pesquisa não devem ultrapassar 40 mil caracteres com espaços e a formatação segue as mesmas orientações indicadas para o artigo; 
  • Os documentos não devem ultrapassar 30 mil caracteres com espaços; 
  • As resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços. A indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada é obrigatória. Para mais esclarecimentos, vide o template da Movimento;
  • A submissão do texto será exclusivamente por meio eletrônico, mediante cadastro na página da revista;
  • Movimento – revista de educação se reserva o direito de não aceitar textos que fujam às normas aqui estabelecidas;
  • A revisão ortográfica e a conferência de digitação são de responsabilidade do(s) autor(es), sendo a sua correção considerada na avaliação.

 

Formatação do texto de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Acesse o   TEMPLATE

  • Formato Microsoft Word;
  • Margens 3 cm (todas);
  • Título – fonte Arial 14, negrito, caixa alta, centralizado;
  • Subtítulos – fonte Arial 12, negrito, caixa alta e baixa, centralizado;
  • Resumo obrigatório em português, com tradução para dois idiomas, dentre eles, inglês (abstract), espanhol (resumen) e francês (résumé), em que constem objetivo, método e resultados do trabalho contendo de 100 a 250 palavras cada, seguidos de até no máximo cinco palavras-chave;
  • Títulos de seções primárias  – fonte Arial 12, normal, negrito, justificado; separado do corpo do texto por um enter;
  • Títulos de seções secundárias, terciárias, tópico, etc. - fonte Arial 12, normal, negrito, justificado; separado do corpo do texto por um enter
  • Texto - fonte Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm, com recuo 1,25 cm na primeira linha;
  • Palavras ou expressões em destaque no interior do texto –  usar negrito;
  • Palavras estrangeiras que não constam no vocabulário da Língua Portuguesa devem ser grafadas em itálico, exceto nome próprio. As palavras podem ser consultadas em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario?sid=24 .Se elas forem localizadas na busca, não é necessário o emprego do itálico.
  • “Aspas duplas” – utilizar somente em citações literais diretas; palavras com aspas no texto original, substituí-las por aspas simples;
  • Notas de rodapé – devem ser exclusivamente explicativas; todas as notas deverão ser numeradas sequencialmente; fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado;
  • Citação (indireta/não literal) – referência (Autor, data);
  • Citação (direta/literal até três linhas) – inseridas no parágrafo entre aspas; referência (AUTOR, data, página) (NBR 10520/2002);
  • Citação (direta/literal superior a três linhas) – separada do corpo do texto por um enter; fonte Arial 11, justificado, espaçamento de linhas simples, recuo à esquerda 1 cm sem recuo na primeira linha;referência (AUTOR, data, página) (NBR 10520/2002);
  • Referências – ao final do texto, em ordem alfabética. Serão listados apenas os autores, textos e documentos citados no corpo do manucristo e em nota de rodapé conforme as normas atualizadas da ABNT (NBR 6023/2018).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O (A) autor(a) e coautores possuem identificador ORCID e informaram no seu cadastro a URL completa. Exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097

 

Declaração de Direito Autoral

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacionalque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação  nesta revista.
  4. As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.