A educação do trabalhador: políticas articuladas de educação básica e profissional

Antonio Ruiz, Ivone Moreyra, Marise Ramos

Resumo


O artigo discute os desafios da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação em relação à educação do trabalhador, defendendo o príncipio de articulação da educação profissional com a educação básica, especialmente, com o ensino médio e também com a educação superior, numa visão sistêmica de integração da educação profissional às políticas nacionais de educação, de desenvolvimento econômico e de geração de trabalho e renda. Dsetaca, também, a necessidade de articulação entre os ministérios que desenvolvem ações de caráter educativo e os governos estaduais e municipais, bem como com a sociedade civil, de forma coordenada pelo Ministério da Educação. Apresenta, ainda, os princípios defendidos pelo novo governo nessa área.

Palavras-chave: educação profissional, ensino médio, políticas de educação do trabalhador.


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DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.124

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MOVIMENTO - revista de educação - FEUFF-PPGEUFF - ISSN 2359-3296/ISSN-L: 1518-0344

 

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