A educação do trabalhador: políticas articuladas de educação básica e profissional

Autores

  • Antonio Ruiz
  • Ivone Moreyra
  • Marise Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.124

Resumo

O artigo discute os desafios da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação em relação à educação do trabalhador, defendendo o príncipio de articulação da educação profissional com a educação básica, especialmente, com o ensino médio e também com a educação superior, numa visão sistêmica de integração da educação profissional às políticas nacionais de educação, de desenvolvimento econômico e de geração de trabalho e renda. Dsetaca, também, a necessidade de articulação entre os ministérios que desenvolvem ações de caráter educativo e os governos estaduais e municipais, bem como com a sociedade civil, de forma coordenada pelo Ministério da Educação. Apresenta, ainda, os princípios defendidos pelo novo governo nessa área.

Palavras-chave: educação profissional, ensino médio, políticas de educação do trabalhador.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Ruiz, A., Moreyra, I., & Ramos, M. (2013). A educação do trabalhador: políticas articuladas de educação básica e profissional. Movimento-Revista De educação , (08). https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.124

Edição

Seção

Dossiê Temático