Educação profissional e tecnológica: uma questão de políticas públicas e de movimentos sociais – ecos do fórum mundial de educação/2004

Autores

  • Maria Ciavatta

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.144

Resumo

É no contexto contraditório da lei e da dominação do Estado diante dos diferentes interesses sociais em disputa que emergem as políticas de educação profissional e tecnológica e o debate sobre as políticas públicas e a ação dos movimentos sociais. O objetivo deste texto é contribuir para o conhecimento e a reflexão sobre uma ação histórica específica em favor da transformação social, durante a III Edição do Fórum Mundial de Educação, realizado em Porto Alegre, em 2004. Discutimos, inicialmente, o conceito de políticas públicas e os movimentos sociais na atualidade. A seguir, destacamos algumas questões selecionadas: educação, trabalho, profissionalização e geração de renda; apropriação do conhecimento; empregabilidade, educação profissional e tecnológica e cidade educadora.

Palavras-chave: Fórum Mundial da Educação; trabalho; educação profissional.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Ciavatta, M. (2013). Educação profissional e tecnológica: uma questão de políticas públicas e de movimentos sociais – ecos do fórum mundial de educação/2004. Movimento-Revista De educação , (11). https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.144