Rupturas escolares e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos 1990

Autores

  • Lea Paixão
  • Léa da Cruz
  • Marisol Mello

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.176

Resumo

No texto é apresentado o resumo das principais análises feitas pelo professor Daniel Thin em atividades realizadas na Faculdade de Educação da UFF. A partir de suas pesquisas, o professor aborda discussões contemporâneas sobre o fracasso escolar na França, onde os dispositivos se constituem em ações instrumentais para a aplicação de políticas públicas que visam ao enfrentamento deste problema. O fracasso escolar é analisado na perspectiva das “rupturas escolares”, categoria analítica que representa a abertura de novas possibilidades de compreensão das dificuldades de escolarização, assim como das tensões e ambivalências vividas pelas famílias em relação à educação e ao futuro dos filhos.

Palavras-chave: fracasso escolar; rupturas escolares; dispositivos.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Paixão, L., da Cruz, L., & Mello, M. (2013). Rupturas escolares e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos 1990. Movimento-Revista De educação , (14). https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.176