A pluralidade de concepções a respeito do currículo na perspectiva de professores de um curso de pedagogia

Autores

  • Márden De Pádua Ribeiro PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.204

Resumo

O artigo visa apresentar pesquisa realizada no curso de Pedagogia de uma instituição privada, situada em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de investigar as concepções de Currículo de quatro professores do curso. Utilizou-se o grupo focal como metodologia. A discussão girou em torno das concepções dos docentes acerca do Currículo, como o compreendiam e sua importância na formação de professores. Constatou-se que a polissemia acerca da teoria curricular também é percebida nas definições dos docentes, contudo, há um predomínio de uma concepção curricular crítica que rejeita uma noção instrumental do currículo, ainda que não haja homogeneidade dentro da própria perspectiva crítica apresentada.

Palavras chave: Currículo; Formação de professores; Pedagogia crítica.

The article present research conducted in the Faculty of Education of a private institution, locaded in Belo Horizonte (MG), in order to investigate the conceptions of Curriculum four stroke teachers. We used the focus group as a methodology. The discussion revolved around the conceptions of teachers about the curriculum, as understood and its importance in teacher education. It was found that the polysemy about curricular theory is also perceived in the definions of theachers, however, there is a predominance os a critical curriculum design that rejects an instrumental notion of the curriculum, althrough there is no uniformity within the critical perspective presented.

Keywords: Curriculum; Teacher training; Critical pedagogy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márden De Pádua Ribeiro, PUC-MG

Mestrando em Educação - PUC MG

Oientador: Teodoro Zanardi

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

Ribeiro, M. D. P. (2015). A pluralidade de concepções a respeito do currículo na perspectiva de professores de um curso de pedagogia. Movimento-Revista De educação , (2). https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.204