A brincadeira, o jogo e o trabalho como elementos do saber próprio e da profissionalidade do professor da educação infantil

Autores

  • Silvio Sena Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho, Câmpus de Presidente Prudente
  • Célia Maria Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.218

Resumo

Neste artigo, objetiva-se identificar as questões e elementos por meio dos quais se efetiva a profissionalidade do professor da educação infantil. Debruça-se na consideração da brincadeira e do trabalho como elementos do saber próprio e da profissionalidade desse professor. O referencial teórico respalda-se especialmente em autores oriundos do Materialismo Histórico e Dialético. Conclui-se que a brincadeira como elemento do saber próprio e da profissionalidade desse professor se manifesta e é contemplado na mobilização de elementos teóricos e práticos envoltos em sua prática educativa.

Palavras-chave: Brincadeira; Profissionalidade Docente; Professor da Educação Infantil.

In this article, the objective is to identify the issues and components through wich the primary school teacher's professionalism can be most effective. It focuses in the teacher's professionalism and play and work as components of self-knowledge. The theoretical framework draws particularly on authors whose background in Historical and Dialectical Materialism. It reaches the conclusion that the play as components of self-knowledge and the professionalism teacher's self-knowledge is enshrined in and demonstrated through the application of theoretical and practical components in their educational practice.

Keywords: Play; Teacher professionalism; Teacher os Primary Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Sena, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho, Câmpus de Presidente Prudente

Graduado em Educação Física no ano de 1985 pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente (IMESPP), instituição esta, atualmente encampada pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio Mesquita Filho", Campus de Presidente Prudente. Adquiriu o titulo de Mestre em Educação no ano de 2007 pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Presidente Prudente. Aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível Doutorado, da mesma universidade. É membro integrante do grupo de pesquisa denominado Profissão docente: formação, identidade e representações sociais . Desde março de 1990 é professor de Educação Física em caráter efetivo na rede municipal de ensino de Presidente Prudente, atuando a partir de 2015, como Coordenador da área do conhecimento relacionada à brincadeira/jogo e ao movimento enquanto recursos pedagógicos no processo de formação continuada dos profissionais da educação vinculados à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência docente na Educação Infantil (Pré-Escola), anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Integral e Ensino Universitário, adotando como tema a "brincadeira/Jogo" e o "movimento" como recursos pedagógicos promotores da aprendizagem e do desenvolvimento infantil, níveis de ensino estes, nos quais a "brincadeira/Jogo" e o "movimento" figuram como temas cernes em estudos e em investigações acadêmicas.

Célia Maria Guimarães

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

Sena, S., & Guimarães, C. M. (2015). A brincadeira, o jogo e o trabalho como elementos do saber próprio e da profissionalidade do professor da educação infantil. Movimento-Revista De educação , (2). https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.218