O deslocamento de sentidos entre o jovem perigoso ao seu envolvimento com o tráfico de drogas:um estudo de caso em um jornal impresso de Goiás

Autores

  • Claudomilson Fernandes Braga Universidade Federal de Goiás
  • Gardene Leão Castro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.259

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se perceber como os jovens são representados no Daqui, veículo de maior circulação impressa em Goiás, em estudo comparativo entre 3 meses dos anos de 2010 e 2014. Pode-se perceber que, desde 2010, o Daqui faz a ligação entre juventude, pobreza e o perigo em seu discurso. Em 2014, o foco da representação foi deslocado para a explicação do aumento da violência em Goiânia e em Goiás como consequência do envolvimento de jovens com o uso e com o tráfico de drogas. Isso promove a construção de estigmas, como o estereótipo do jovem pobre, perigoso, violento e criminoso.

Palavras-chave: violência; mídia; representações sociais.

In this work, the objective is to understand how young people are represented in Daqui, the most print vehicle circulation in Goiás, in a comparative study between three months of 2010 and 2014. We realized that, since 2010, Daqui makes a connection between youth, poverty and danger in his speech.  In 2014, the focus of representation was moved to the explanation of the increase in violence in Goiania and in Goiás as a result of the involvement of young people by use and drug trafficking. It promotes the construction of stigmas, as the stereotypes of the poor young people as a dangerous, violent and a criminal person.

Keywords: violence, media; social representations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudomilson Fernandes Braga, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor em Psicologia Social. Doutor em Psicologia. Mestre em Ciências da Religião. Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas.

Gardene Leão Castro, Universidade Federal de Goiás

Professora na Faculdade de Comunicação e Informação da UFG. Doutoranda em Sociologia pela UFG. Mestre em Educação. Pós-Graduada em Juventude. Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas.

Downloads

Publicado

2016-01-27

Como Citar

Braga, C. F., & Castro, G. L. (2016). O deslocamento de sentidos entre o jovem perigoso ao seu envolvimento com o tráfico de drogas:um estudo de caso em um jornal impresso de Goiás. Movimento-Revista De educação , (3). https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.259

Edição

Seção

Dossiê Temático