REDES EDUCATIVAS, CURRÍCULOS E IMAGENS: conversas com o filme “Os Companheiros” de Mario Monicelli

Autores

  • Érika Arantes Universidade Federal Fluminense.
  • Joana Ribeiro dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Sonia Maria Santos Pereira da Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.289

Resumo

RESUMO

Há currículos fora dos espaçostempos escolares? Tal questão será pensada a partir do diálogo com Alves (2012) e Oliveira (2012), onde uma defende que não há currículos fora dos espaçostempos escolares, enquanto a outra afirma que existem e são “currículos da vida cotidiana”. Contribui com nossa discussão o filme “Os Companheiros”, de Mario Monicelli, e as experiências vividas nos movimentos dos profissionais de educação no Rio de Janeiro, em 2013, 2014 e neste ano de 2016, uma vez que compreendemos que estes formam nossas tantas redes de conhecimentossignificações cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Arantes, Universidade Federal Fluminense.

Professora da Universidade Federal Fluminense. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista PRODOC Faperj/Capes junto ao Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ e membro do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”.

Joana Ribeiro dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cursa Doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação e Pós-Graduada em História da África e do Negro no Brasil. Graduada em História pela Unversidade Federal Fluminense. Professora de História das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Membro do GRPESQ “Currículos, redes educativas e imagens”.

Sonia Maria Santos Pereira da Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestranda em Educação junto ao Proped/UERJ, membro do GRUPESQ "Currículos, redes educativas e imagens" e professora da rede estadual do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Arantes, Érika, Santos, J. R. dos, & Rocha, S. M. S. P. da. (2016). REDES EDUCATIVAS, CURRÍCULOS E IMAGENS: conversas com o filme “Os Companheiros” de Mario Monicelli. Movimento-Revista De educação , (4). https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.289