EM DEFESA DO LEGADO DE PAULO FREIRE

Autores

  • Jane Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.427

Resumo

Evocando memórias como fontes orais, reconstitui-se um passado, forjando a narrativa de uma experiência de formação pelo olhar do presente, no convívio e entrecruzamento com a presença de Paulo Freire e com os sentidos que deixou como legado à autora. Sem linearidade didática, movimentos da memória tecem traçados, no esforço de torná-los inteligíveis aos leitores. Disparados, ‘arquivos provocados’ fazem emergir lembranças e narrativas reveladoras não apenas do ‘saber’ sobre ideias de Paulo Freire, mas também fatos inusitados, não produzidos pelo conhecimento oficial. Para a contemporaneidade e seus temores, cabe reassumir conceitos redivivos a que Freire deu não apenas conteúdo teórico, mas substância, vida.

Palavras-chave: Memória; Formação; Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Paiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); pesquisadora no campo da educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

Paiva, J. (2017). EM DEFESA DO LEGADO DE PAULO FREIRE. Movimento-Revista De educação , (7), 64-87. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.427