A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E NA PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.414

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a dialogicidade na educação de Paulo Freire. Consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, em que se consultam obras de Paulo Freire e de outros autores, bem como relatórios do ensino de filosofia com crianças, realizados por educadores de um Núcleo de Educação Popular, em escolas do Pará. Neste estudo, reflete-se sobre como o diálogo está presente teoricamente na educação freireana, analisando-se o diálogo e as suas dimensões existenciais, ético-política e metodológica e o uso do diálogo freireano no ensino de filosofia com crianças em espaços escolares.

Palavras-chave: Dialogicidade; Educação; Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em educação pela PUC-RJ. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

Oliveira, I. A. de. (2017). A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E NA PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS. Movimento-Revista De educação , (7), 228-253. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.414