HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS

Autores

  • Carolina Borghi Mendes Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) e Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.518

Resumo

O artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online.

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Biografia do Autor

Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) e Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado ao mesmo Programa de Pós-Graduação, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA) e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), UENP-CJ. Atualmente é Professora Colaboradora nas disciplinas de Didática, Políticas Públicas Educacionais para a Educação Básica e Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado e Coordenadora de Estágio Supervisionado, do Colegiado de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Humanas e da Educação na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho/PR e Professora Bolsista da disciplina de História da Educação Brasileira, vinculada ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP. Foi Professora bolsista das disciplinas de Educação Ambiental, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências nas relações entre Ciência, Sociedade e Temas Ambientais e Estágio Supervisionado, vinculadas aos Departamentos de Educação e de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Mendes, C. B. (2019). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS. Movimento-Revista De educação , (10), 239-257. https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.518