FORMAÇÃO E PERFIL ESTUDANTIL: aproximações com vistas à permanência do estudante

Autores

  • Maria das Graças Martin da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jackeline Nascimento Noronha da Luz
  • Patrícia Simone Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.490

Resumo

O texto visa a refletir sobre a formação acadêmica, o perfil e a permanência do estudante, considerando certas políticas públicas no contexto das universidades federais. O debate da formação é enfatizado na sua dimensão político-filosófica, acreditando-se que pode contribuir para a permanência do estudante, atentando-se ao seu perfil por meio da análise de dados do FONAPRACE/ANDIFES. Conclui-se que um processo formativo crítico e que reflita a sua realidade pode estimular a conservação do discente no curso, na medida em que o integre e o faça se reconhecer como pertencente do meio acadêmico.

Palavras-chave: Formação; Permanência; Perfil do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Martin da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jackeline Nascimento Noronha da Luz

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Patrícia Simone Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Silva, M. das G. M. da, Luz, J. N. N. da, & Nogueira, P. S. (2018). FORMAÇÃO E PERFIL ESTUDANTIL: aproximações com vistas à permanência do estudante. Movimento-Revista De educação , (9), 107-130. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.490