Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Iberoamericana de Direito Público é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF) e ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares do Constitucionalismo Latino-Americano (LEICLA-UFF). Seu objetivo é a publicação de artigos, resenhas e entrevistas inéditos, de pesquisadores nacionais e estrangeiros, que sejam resultado de estudos de caráter científico das áreas de Direito, Ciência Política, Economia, Relações Internacionais, História, Educação e Memória Social, inseridos no âmbito da Ibero-América.

Linha Editorial: abrange os ramos do Direito e áreas afins contanto que estejam relacionados com o escopo geo-historiográfico iberoamericano; procura-se incentivar também pesquisas multidisciplinares e dialógicas entre as áreas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editores
  • Guilherme Candeloro Ribeiro
  • Paulo Pereira Carneiro Torres da Silva
  • Eduardo Val
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Editores
  • Guilherme Candeloro Ribeiro
  • Paulo Pereira Carneiro Torres da Silva
  • Eduardo Val
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Guilherme Candeloro Ribeiro
  • Paulo Pereira Carneiro Torres da Silva
  • Eduardo Val
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Iberoamericana de Direito e Política trabalha em fluxo contínuo de recepção artigos, isto é, está permanentemente aberta ao envio, mediante preenchimento de formulário online, de artigos científicos, resenhas e outros trabalhos que os editores considerem relevantes.

A avaliação dos trabalhos submetidos se dá através do sistema de dupla avaliação cega por pares (double blind peer review), sistema mundialmente utilizado que busca garantir a qualidade e eticidade da avaliação dos trabalhos, conforme as diretrizes indicadas abaixo.

  1. Avaliação Preliminar: verificação de Diretrizes para Autores e Condições para Publicação, além de garantia de ineditismo e revisão às cegas; 
  2. Dupla Avaliação às Cegas por Pares; e
  3. Decisão Editorial: decisão definitiva e irrecorrível do Comitê Científico, considerando-se aspectos técnicos e científicos. 

Excepcionalmente, podem ser convidados autores para escreverem ou autorizarem a tradução de trabalhos para a revista. Compete ao Editor-chefe da revista a realização destes convites, levando em conta o foco e o escopo da publicação, bem como a relevância do trabalho a ser apresentado.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Periodicidade

A RIDP organiza suas edições em volumes anuais, subdivididos em dois numeros de natureza semestral, publicados regularmente na metade e no final de cada ano, sem prejuízo de publicações especiais ou comemorativas.

 

Política de Acesso Livre

A RIDP oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.