TESTE DE EFICIÊNCIA DE MERCADO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO NA PETROBRAS

Gabriela Franco dos Santos Vasconcelos Maciel, Mariana Gonçalves de Carvalho Wolff, Ricardo Bordeaux Rêgo

Resumo


As informações nem sempre são distribuídas de maneira uniforme e completa para todos os participantes do mercado, o que pode prejudicar a formação de preços justos. Com isso, emerge a questão da eficiência de mercado, inclusive no Brasil. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo analisar os dados referentes à aquisição de uma refinaria com o intuito de compreender de que maneira essas notícias impactaram as ações da Petrobras, possibilitando um estudo sobre eficiência de mercado. Para isso, foram levantados os preços das ações da empresa 43 dias antes e depois de dois períodos considerados chave para o caso: divulgação pela imprensa sobre a compra da refinaria e o anúncio oficial da Petrobras sobre a finalização da compra. Em seguida, aplicou-se o Teste T de Student, através do software SPSS para análise estatística dos dados. Como resultados, pode-se evidenciar que no momento do anúncio oficial da Petrobras o mercado reagiu, sendo alterado o preço das ações, enquanto no segundo momento não foi identificada nenhuma grande alteração.

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