MODELO DE REGRESSÃO NA PREVISÃO DA DEMANDA

Autores

  • Bruno Bourgard Magalhães Garcia Universidade Federal Fluminense (UFF) Programa de Engenharia de Produção
  • Ricardo Bordeaux Rego

Resumo

As organizações deparam-se constantemente com questões críticas relativas a sua competitividade futura e crescimento organizacional. Dentro desse contexto as decisões gerenciais desempenham um papel crucial sendo responsável pela competitividade e os resultados frente a um ambiente dinâmico. Por isso os gestores necessitam de orientação tanto quanto a direcionamentos futuros quanto a variáveis que influenciam nos seus planejamentos. Uma orientação correta e precoce aumenta a probabilidade de chances de sucesso nos processos de tomada de decisão. O presente trabalho tem o objetivo de construir um modelo econométrico que auxilie no processo de tomada de decisão gerencial. Esse modelo deverá ser capaz de identificar o comportamento da demanda do produto bem como as principais variáveis externas que afetam sua demanda, assim contribuindo para que a decisão seja tomada com maior confiabilidade. Para isso observou-se o comportamento das vendas de uma grande instituição utilizando a técnica de análise de regressão múltipla. O modelo proposto obteve um resultado satisfatório

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Referências

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Publicado

2016-01-18

Como Citar

GARCIA, B. B. M.; REGO, R. B. MODELO DE REGRESSÃO NA PREVISÃO DA DEMANDA. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção, v. 15, n. 1, p. Artigo A2, 18 jan. 2016.

Edição

Seção

Artigos