GESTÃO ESTRATÉGICA: O CASO DA GOL TRANSPORTES AÉREOS

Fernanda de Carvalho Pereira, Ruben H. Gutierrez

Resumo


A estratégia é fundamental para uma organização desenvolver vantagem competitiva e se diferenciar perante as demais, sendo cada vez mais abordada no ambiente corporativo. O objetivo do trabalho é a partir de levantamento bibliográfico e estudo de caso, apresentar aspectos estratégicos da empresa de transportes aéreos Gol ao longo dos anos. Para o desenvolvimento do estudo e observação de aspectos estratégicos inerentes ao setor, foram aplicadas as ferramentas: SWOT e Cinco Forças de Porter. A estratégia da Gol de baixo custo é de extrema importância neste segmento de mercado de constantes mudanças e alta competição. No entanto, para que as pessoas participem da execução da estratégia deve haver um forte trabalho de comunicação com foco na metodologia e na ferramenta como na promoção do movimento de tarifas reduzidas. Dessa forma, a Gol consegue desenvolver ofertas diferenciadas, obtendo vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

 

Palavras-chave: Estratégia, Gol, vantagem competitiva.


Texto completo:

PDF

Referências


ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Panorama 2014. Disponível em: . Acesso em: novembro de 2015.

ADGHIRNI, S. Sem conseguir repatriar receitas, Gol quer cortar rota venezuelana. Folha de São Paulo, 01 out. 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2016.

ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. A empresa. Disponível em: . Acesso em: outubro de 2015.

BRANDENBURGER, A. M. & HARBONE JR. W. S. (1996). Value Based Business Strategy. Journal of Economics and Management Strategy. 5.

CHANDLER, A. D. Strategy and Structure: Chapters in the History of the American Industrial Enterprise. The MIT Press. 1962.

CLAUSEWITZ, C. On War. Editado e traduzido por Michael Howard e Peter Paret. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1976.

FLACH, N. & GRADILONE, C. Ações da Gol decolam. Isto é Dinheiro, 05 fev. 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2016

GHEMAWAT, P. A Estratégia e o Cenário dos Negócios. Editora Bookman, 2007.

GHEMAWAT, P. A Estratégia e o Cenário dos Negócios: Textos e Casos. Editora Bookman, 2000.

GOL. A empresa. Disponível em: . Acesso em: outubro de 2015.

HAYES, R. H. & ALBERNATHY, W. J. (1980). Managing Our Way to Economic Decline, Harvard Business Review julho-agosto.

PORTER, M. Competitive advantage. New York: The Free Press. 1985.

PORTER, M. Competitive strategy. New York: The Free Press. 1980.

Revista de Bordo Gol. Serviços. Disponível em: . Acesso em: novembro de 2015.

SEGALLA, A. O voo mais difícil de Constantino. Isto é Dinheiro. Edição 601, 15 abr. 2009. Disponível em:

htm>. Acesso em: 11 mar. 2016.

UMPIERES, R. T. Entrevista: as estratégias da Gol para se recuperar da queda de 84% na Bolsa em 2015. InfoMoney, 29 dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2016.

WERNERFELT, B. A. (1984). Resource-Based view of the firm, Strategic Management Journal.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção