ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO À PESSOA JURÍDICA: SURVEY EM UMA CIDADE DO NOROESTE FLUMINENSE

Marta Duarte Barros, Ricardo Bordeaux Rêgo, Carlos Alberto Leite Salles, Sandro Lordelo

Resumo


Este artigo visa demonstrar a importância de uma análise criteriosa no processo de concessão de crédito. A partir de um levantamento da literatura científica, o presente trabalho utilizou um questionário estruturado adaptado por meio do instrumento desenvolvido por Lima et al.(2010) para análise da concessão de crédito às pessoas jurídicas dos bancos em uma cidade do Noroeste Fluminense. Constatou-se que, em relação ao sistema de análise de risco do crédito, os bancos utilizam, inicialmente, os sistemas de classificação. Foram abordadas as questões ambientais e percebeu-se que os respondentes não se veem como co-responsáveis pelos danos que seus clientes venham a causar ao meio ambiente, e a atividade que mais causa preocupação aos impactos socioambientais é a Fabricação de Produtos Químicos.

Texto completo:

PDF

Referências


Brito, G. A. S.; Assaf Neto, A. Modelo de classificação de risco de crédito de empresas. Revista Contabilidade & Finanças, 19, 18-29, 2008.

Febraban. Lista de Bancos: Classificação. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2014.

Ferreira, M. A. M., De Oliveira, L. M., Dos Santos, L. M., & Abrantes, L. A. 2011. Previsão de risco de crédito para definição do perfil de clientes de um banco de varejo. Revista de Negócios, 16, 47-64.

Gitman, L.Princípios de administração financeira, São Paulo, Harbra, 1997.

Gomes, J. S.; Salas, J. M. A. Controle de Gestão: uma abordagem conceitual e organizacional, São Paulo, Atlas, 1999.

IBGE. Contas Nacionais Trimestrais - Indicadores de Volume (abr/ jun). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2011.

Lima, C. E. B.; Medeiros, J. B. S.; Lima, R. A. M. Concessão de crédito à pessoa jurídica: um estudo no banco Bradesco S/A. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010 São Paulo, Brasil.

Malhotra, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada, Porto Alegre, Bookmam, 2006.

Oliveira, O.; Forte, S. 2009. A indústria bancária brasileira: Construindo cenários prospectivos e identificando as estratégias de utilização mais provável. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 8, 64-77.

Ross, S. A; Westerfield, R. W; Jaffe, J. F. Administração financeira: corporate finance, São Paulo, Atlas, 2002.

Sá, C. A. Estabelecimento de limite de crédito: uma nova abordagem para um velho problema, Rio de Janeiro, Qualitymark, 2004.

Schrickel, Wolfgang Kurt. Análise de crédito: concessão e gerência de empréstimos, São Paulo, Atlas, 1994.

Silva, José Pereira da. Gestão e Análise de Risco de Crédito, São Paulo, Atlas, 1997.

Silva, José Pereira da. Análise e Decisão de Crédito, São Paulo, Atlas, 1998


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção