UMA METODOLOGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE FROTA DE EMBARCAÇÕES DE APOIO “PSV” PARA ATENDER UMA DADA DEMANDA DE SUPRIMENTO DE COMBUSTÍVEL, CONSIDERANDO ALGUMAS PLATAFORMAS “OFFSHORE”

Autores

  • Aurelio Lamare Soares Murta Universidade Federal Fluminense
  • Márcio Alves Suzano Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2013.i24.a10185

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia para o dimensionamento de frota de embarcações de apoio, em uma empresa que opera com embarcações do tipo “PSV”, com a finalidade de atender uma dada demanda de suprimento de combustível, considerando algumas plataformas “Offshore” na Bacia de Campos, procurando chegar ao número adequado de embarcações de apoio necessárias para suprir estas plataformas na Bacia de Campos, de modo a obter economia e satisfação dos clientes.

Neste contexto, é importante considerar o aumento significativo da busca de energia no mar, ou seja, produção “offshore”, novas tecnologias são demandadas. Dessa maneira, os PSV’s (Platform Supply Vessel, em inglês), que têm como principal função transportar cargas e pessoal necessários às plataformas de petróleo, estão em alta no mercado nacional e mundial. Apesar de apresentar uma forma relativamente sem muitas variações na maioria dos casos, existem algumas variações bastante abruptas no mercado. Para tanto, são analisados os dados de entrada e saída das embarcações de apoio “PSV”, juntamente com o número de operações utilizando técnicas de modelagem para dimensionamento de uma frota ideal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurelio Lamare Soares Murta, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Administração. Área de Logística, Produção e Gestão Socioambiental

Márcio Alves Suzano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Engenharia Naval e Oceânica - COPPE/UFRJ

Downloads

Publicado

2013-01-10