Impactos da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Baseado em Norma ISO na Cultura de Laboratório no Instituto Nacional de Tecnologia – INT

Autores

  • Nilço Mauro da Silva Moura Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL – ELETROBRAS
  • Isabel de Sá Costa MADE/UNESA
  • Denise Medeiros Ribeiro Salles Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2012.i14.a10193

Resumo

Este artigo descreve os efeitos da implantação da Norma ISO IEC ABNT NBR ISO/IEC 17025 na cultura de laboratórios do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e analisa como esta implantação influencia seu modelo de gestão. Como modelo analítico, foi utilizado o Modelo de Ação Cultural Brasileiro formulado por Barros e Prates (1996). O modelo refletiu toda a sua complexidade nas quatro posições definidas: concentração de poder; postura de espectador; personalista; evitar conflito. O foco principal do estudo foi a influência da cultura organizacional no favorecimento ou prejuízo da implantação e manutenção da Norma, bem como suas consequências nos resultados finais;  a pesquisa de campo confirmou a importância das relações entre o gestor e a alta direção e entre o gestor e a sua equipe nesse esforço. Foi utilizada pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e estratégia de estudo de caso, utilizando-se entrevistas, documentos e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais responsáveis por laboratórios acreditados no INT, com mais de dez anos de experiência na gestão de laboratórios e participantes da implantação da Norma ISO 17025.

Palavras-chave: Gestão da Qualidade; Norma ISO 17025; Cultura de Laboratório; Relações Humanas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilço Mauro da Silva Moura, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL – ELETROBRAS

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial - MADE/UNESA. Especialista em Logística Empresarial pelo Centro Universitário Cândido Mendes. Assessor do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL – ELETROBRAS

Isabel de Sá Costa, MADE/UNESA

Doutora em Administração pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas – RJ. Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA). Editora da Revista ADM.MADE. Professora dos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas, RJ.

Denise Medeiros Ribeiro Salles, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Administração pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas – RJ. Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense – Mestrado e Graduação. Professora de cursos de MBA da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Getulio Vargas, RJ.


Downloads

Publicado

2012-04-24