UTILIZAÇÃO DE CAPSULAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS POR DUTOS

Autores

  • Aurelio Lamare Soares Murta Universidade Federal Fluminense, Departamento de Administração, Rua Mário Santos Braga, 30, 7º andar, sala 701, Campus Valonguinho, CEP: 24020-140, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: aureliomurta@yahoo.com.br Tel.: (21) 9953 4979
  • Maria Cristina Fogliatti De Sinay Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2012.i15.a10196

Resumo

Com a saturação do sistema rodoviário e o tráfego crescente no transporte de cargas e passageiros, muitas das estradas brasileiras já se encontram permanentemente congestionadas, o que piora ainda mais a situação. A idéia de construir mais estradas deixou de ser uma prioridade na maioria das vezes por razões fiscais e ambientais. Pesquisas estão sendo desenvolvidas a fim de se aumentar a capacidade da infraestrutura existente e ao mesmo tempo, tem-se dado importância ao estudo de novos sistemas de transporte. A utilização de dutos para o transporte de alguns tipos de cargas, antes transportadas por caminhões, tem mostrado eficiência e segurança nestes deslocamentos. Este modo de transporte já é experimentado em vários países há muitos anos, e no que diz respeito a cargas líquidas ou pastosas, este meio sempre apresentou maior rendimento e segurança do que os demais concorrentes. Uma nova idéia seria a de usar cápsulas para transportar cargas sólidas por meio de dutos, impulsionadas por motores elétricos pneumáticos ou conjuntos motobombas elétricos. A idéia de se inserir a cápsula neste contexto pode ser explicada pelo fato de algumas cargas não poderem ser misturadas com o fluido transportador ou mesmo, não poderem estar em contato direto com as paredes da tubulação, devido ao desgaste provocado pelo atrito entre estas partes. Neste contexto, o transporte por meio de dutos encapsulados contribuiria desobstruindo estradas e vias urbanas, que como já foi dito, permanecem congestionadas a maior parte do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurelio Lamare Soares Murta, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Administração, Rua Mário Santos Braga, 30, 7º andar, sala 701, Campus Valonguinho, CEP: 24020-140, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: aureliomurta@yahoo.com.br Tel.: (21) 9953 4979

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Percival Farquhar - Univale (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2003) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ (2008). Atualmente é professor Adjunto do curso de Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense – UFF, do Programa de Pós Graduação em Administração da UFF (Mestrado), do MBA em Logística Empresarial e Gestão da cadeia de Suprimentos da UFF e Coordenador do Curso de Gestão Pública da UFF/UNIFA.

Atua ainda como coordenador de projeto do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais – IVIG da COPPE/UFRJ. Sua área de atuação inclui: Engenharia de Transportes, com ênfase em Logística, Custos, Distribuição e Suprimentos. Meio ambiente na área de licenciamento, monitoramento, controle ambiental e gestão socioambiental. Gestão de projetos.

 

Maria Cristina Fogliatti De Sinay, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Matemática pelo Instituto de Matemáatica,Astronomia y Fisica ,da Universidad Nacional de Cordoba ,Argentina(1971), Master In Arts pelo Queens College da City University of New York ,USA ,(1975) e PhD em Applied Mathematics pelo Graduate Center da City University of New York ,USA ,(1978). Fez pós-doutorado na Universidade de California,campus Sao Diego,USA,1989-1990. Foi professora titular do Instituto Militar de Engenharia no Mestrado em Engenharia de Transportes( nov 1981- abril de 2010). Atualmente é professora doutora na Escola de Ciências Sociais ,Mestrado em Administraçao da UNIGRANRIO. Tem experiência nas áreas de Matemática,Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística, e Meio Ambiente com ênfase na aplicação de modelos,sistemas,teorias,heurísticas e gestão ambiental em problemas de transportes(planejamento e operação) Ë pesquisadora do CNPq ,consultora Ad-Hoc do CNPq,Capes,Faperj,Fundação Araucaria. Fez parte do Conselho Editorial da Revista Militar de Ciência e Tecnologia.Atuou como co- Editora da Revista de Transportes e Diretora Executiva da Associação Nacional de Pesquisas e Ensino de Transportes no periodo jan 2007-dez 2008. É autora de três livros editados pela Interciência nas áreas de Teoria de Filas e Meio Ambiente.Tem participado e publicado trabalhos científicos em Congresos Nacionais e Internacionais ,assim como em períodicos da área e em bancas de dissertações e tesis e Concursos Públicos em Universidades Federais do Pais onde também tem proferido palestras a convite.

Downloads

Publicado

2012-05-14