ALINHAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: O ESTUDO DE CASO DA CNEN

Autores

  • Luis Fernando Gomes Junior Universidade Federal Fluminense
  • Rogerio Atem de Carvalho Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2013.i32.a10216

Resumo

O alinhamento estratégico de TI, definido como o grau de adequação entre a tecnologia da informação e estratégia de negócios, continua a ser um topo de prioridade para os pesquisadores e profissionais de sistemas de informação e principalmente para o Governo Federal, que busca o uso eficiente de TI pelos seus órgãos e entidades. Este estudo foi realizado em uma instituição da Comissão Nacional de Energia Nuclear com o propósito de avaliar o grau de alinhamento da TI com a estratégia de negócio da organização. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e os dados coletados através da Ferramenta de Avaliação da Maturidade do Alinhamento Estratégico de Luftman (2003). Após a coleta dos dados e análise das respostas, pode-se identificar o nível de maturidade da entidade pesquisada e demonstrar os pontos que precisam ser melhorados e que merecem maior atenção por parte dos decisores para que haja a possibilidade de um alinhamento bem sucedido entre TI e a área de negócio. Os resultados da pesquisa apresentam elementos que poderão servir de base para estudos futuros, e para outras instituições do Governo Federal, demonstrando a importância do relacionamento entre as áreas estratégicas de qualquer organização com a área de TI, de forma a otimizar o desempenho e a desejada eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Gomes Junior, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Sistemas de Gestão na Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1998) e Pós-Graduação em Projeto e Gerência de Redes de Computadores pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Analista em Ciência & Tecnologia da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Rogerio Atem de Carvalho, Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Informática pela UFRJ (1994) e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UENF (1997 e 2001). É professor do Instituto Federal Fluminense desde 1996, onde exerceu diversos cargos e lecionou em todos os níveis (do Técnico ao Mestrado), sendo atualmente professor de graduação e pós-graduação. Professor do Mestrado em Engenharia de Produção da UENF desde 2007 e do Mestrado em Sistemas de Gestão da UFF desde 2011.

Downloads

Publicado

2013-10-08