PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL: ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL

Autores

  • Camila Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Pedro Paulo Andrade Jr Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2014.i40.a10224

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o biodiesel como uma possível solução, descrevendo a sua evolução na matriz energética brasileira desde a sua criação até o cenário atual, além de abordar suas estratégias de sustentabilidade ambiental, social e econômica e citar alguns exemplos práticos de sucesso. O artigo desenvolve-se por meio de uma revisão literária, levantando, analisando e discutindo informações anteriormente publicadas sobre o tema. Conclui-se que a utilização do biodiesel acarreta em diversas vantagens, como significativas reduções dos índices de emissão de alguns gases causadores do efeito estufa e ampla geração de empregos e inclusão social nas regiões mais carentes do país. Além dos aspectos já citados, verifica-se uma situação nacional de crescente importação de óleo diesel e com os preços do petróleo em alta. A partir da interpretação e análise de textos da literatura acadêmica na área, conclui-se que o biodiesel torna-se uma interessante alternativa, reduzindo as importações de diesel e originando subprodutos, possibilitando assim desenvolvimento de outras cadeias industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atualmente cursando Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa. Aluna de inciação cientifica desde agosto de 2011, no campo da Engenharia de Produção, na Área de Biodiesel. Participante do grupo de pesquisa de Engenharia de Sistemas Térmicos - UTFPR, atuando na linha de pesquisa de Tecnologia de Processos Térmicos.

Pedro Paulo Andrade Jr, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado  e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiesel, transferência de tecnologia,  incubadoras de empresas, parques tecnológicos, gestão industrial, redes de empresas, localização industrial e inovação tecnológica.

Downloads

Publicado

2014-07-01