Internacionalização De Pequenos Negócios E Imigração: Uma Investigação Sobre Negócios Brasileiros Na Cidade De Orlando - EUA

Autores

  • Eduardo Picanço Cruz Universidade Federal Fluminense
  • Cesar Ramos Barreto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i57.a10241

Resumo

Os estudos de internacionalização de negócios e empreendedorismo internacional têm crescido muito nos últimos anos, na mesma proporção o esforço da academia para explicar a realidade e dar suporte teórico aos ‘aventureiros’ que buscam nos mercados exteriores novas oportunidades também pode ser notada nos congressos de gestão e revistas científicas. Mas todos esses trabalhos têm como ponto de partida as teorias que identificam razoes econômicas ou comportais para essa empreitada no exterior. Uma realidade observada em várias cidades do mundo, dá conta de que existe uma quantidade de empresários brasileiros vivendo regularmente em diversos países com propósitos distintos e, principalmente, razoes especificas para o processo de internacionalização. O presente artigo destaca os principais pontos de uma pesquisa básica realizada entre os anos de 2012 a 2014 com o apoio da FAPERJ para descrever o perfil dos empreendedores brasileiros no exterior. O estudo indicou fortes indícios de um modelo de internacionalização ainda não descrito que entende o processo muito mais através de aspectos pessoais do que empresariais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Administracao pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo internacional, teoria da decisão, marketing, planejamento estratégico e finanças.

Cesar Ramos Barreto, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Economia - Gay Lussac Instituto de Ensino Superior (1982), pós-graduação em Engenharia Econômica pela Universidade Gama Filho, mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Antropologia, Economia e Gestão de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: racionalidade humana e teoria da decisão; sistemas de pensamento e subjetividade; consumo e operações simbólicas com objetos; diversidade cultural e culturas organizacionais.

Downloads

Publicado

2016-05-20