A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE PARA A CONTROLADORIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Juliana Quintanilha Corrêa, Brígida Gomes Gouvêia da Silva, Marcella Lôla da Rocha, Rebeca Alves de Paula Ferreira, Mirian Picinini Méxas

Resumo


O presente trabalho analisou inicialmente a evolução da Contabilidade à Controladoria através da revisão da literatura. Como metodologia, foi utilizada uma pesquisa de campo aplicada aos discentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis de três universidades do município de Niterói, com o objetivo de identificar se o ensino da Controladoria nesses cursos é suficiente para os alunos entenderem a diferença entre a Contabilidade e a denominada Controladoria ou se, apenas, quando se dá a inserção do indivíduo no mercado de trabalho. O resultado da pesquisa indica que existe uma lacuna entre o conhecimento adquirido nos cursos e a prática profissional, pois o que é exigido no mercado de trabalho supera consideravelmente o conteúdo aplicado nas universidades, evidenciando a necessidade de um maior aprofundamento do conteúdo ministrado nas salas de aulas. As conclusões finais do trabalho buscam chamar a atenção para as instituições de ensino que ministram a disciplina de Controladoria para a necessidade de desenvolver no corpo discente uma clara e distinta diferença entre a Contabilidade e a Controladoria, fazendo com que os alunos, mesmo sem estarem inseridos no mercado de trabalho, sejam influenciados neste conhecimento, entendendo a importância desta profissão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i64.a10248

Apontamentos

  • Não há apontamentos.