ANÁLISE DA ADESÃO À PREVIDÊNCIA PRIVADA COMO COMPLEMENTO À APOSENTADORIA DO TRABALHADOR BRASILEIRO

Autores

  • Gustavo Lopes Rangel Madureira Universidade Federal Fluminense
  • Mirian Picinini Méxas Universidade Federal Fluminense
  • Geisa Meirelles Drumond Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i65.a10250

Resumo

O déficit da previdência social no Brasil e a perda de valor real do benefício com o passar dos anos têm levado os brasileiros a optar por outro plano de previdência que complemente suas aposentadorias. Dentro desse contexto, a presente pesquisa tem por finalidade analisar o Regime de Previdência Complementar, em especial a previdência privada aberta, como opção para que o trabalhador brasileiro consiga manter o nível do poder de compra após a aposentadoria. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica dando ênfase ao cenário atual com o sistema público deficitário e a apresentação da previdência privada aberta como elemento para cobrir as necessidades não atendidas pelo sistema público. O resultado dessa pesquisa sugere que a aderência ao Plano Gerador de Benefícios Livres - PGBL se torna uma boa alternativa, pois o trabalhador pode se antecipar aos problemas financeiros gerados por ter como única fonte de renda a aposentadoria oficial e manter o nível de renda que possuía durante o período laborativo. Espera-se como contribuição desse trabalho que o optante por um plano de previdência aberta privada adquira mais conhecimento a respeito do setor previdenciário, conseguindo, assim, subsídios para a escolha do plano mais adequado a sua necessidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Lopes Rangel Madureira, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é Supervisor de Atendimento Pessoa Jurídica - Caixa Econômica Federal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira.

Mirian Picinini Méxas, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Engenharia Civil pela UFF. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE_UFRJ. MBA em Administração de Empresas pela UFF. Pós-Graduação no Curso PIGEAD (Planejamento, Implementação e Gestão da EaD), pela UFF. Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela UFF. Certificação em Gerência de Projetos-PMP. A experiência profissional inclui gerência de projetos; analista de negócios; gerência de equipes de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Atualmente professora do Departamento de Contabilidade da UFF. Docente vinculada ao Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da UFF e ao Doutorado Interdisciplinar em Sistemas de Gestão Sustentáveis, na linha de pesquisa Gestão das Organizações Sustentáveis da UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas de gestão de projetos, gestão estratégica, métodos estatísticos e sistemas de informação.

Geisa Meirelles Drumond, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Bibliotecária da UFF.

Downloads

Publicado

2017-01-02