Estudo de critérios locacionais com vistas ao estabelecimento de vantagem competitiva

Autores

  • Carlos Navarro Fontanillas UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Harvey Cosenza UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luis Moura UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Izabel Leonardo UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez UFF - Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2018.i76.a10260

Resumo

Atuando em um contexto empresarial, a localização tornou-se relevante para a competitividade das empresas. Este artigo objetivou identificar e caracterizar os critérios de localização que influenciam no estabelecimento de vantagem competitiva. O estudo se justifica e se faz relevante, pois pesquisas de localização sob a ótica das necessidades do usuário são escassos. Com a exploração dessa temática, pretendeu-se contribuir para aprimorar do planejamento de novos empreendimentos, objetivando uma melhor compreensão acerca da dinâmica da mutação das necessidades dos empreendedores.

De forma a garantir a racionalidade e consistência da metodologia, será utilizado o Método da Análise Hierárquica (MAH). Pretende-se assim utilizar a técnica para a solução de problemas de decisão multicritério, baseadas em decisões de valor.

Por fim, esta abordagem pretende oferecer subsídios aos critérios de locacionais com vistas a vantagem competitiva.

Palavras-Chave: Localização industrial, Método da Análise Hierárquica, Vantagem Competitiva.

 

Abstract

 

Acting in a business context, location has become relevant to the competitiveness of companies. This article aimed to identify and characterize the localization criteria that influence the establishment of competitive advantage. The study is justified and it becomes relevant, since searches of location from the point of view of user needs are scarce. With the exploration of this theme, it was intended to contribute to improve the planning of new ventures, aiming at a better understanding about the dynamics of the mutation of the entrepreneurs' needs.

To guarantee the rationality and consistency of the methodology, the Hierarchical Analysis Method (AHP) will be used. The aim is to use the technique for the solution of multicriteria decision problems, based on value decisions.

Finally, this approach intends to offer subsidies to locational criteria for competitive advantage.

Keywords: Industrial location, Analytic Hierarchy Process, Competitive Advantage.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-15