AÇÃO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA - RJ

Irene Dobarrio Machado Ciccarino, Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Eduardo Picanço Cruz, Allan Borges

Resumo


Os preços dos imóveis em metrópoles das economias emergentes forçam o estabelecimento conjuntos habitacionais populares em bairros que se situam longe das principais áreas comerciais. Além disso, os moradores enfrentam desafios de sobrevivência aprofundados por sua baixa escolaridade e baixa renda. A pesquisa, baseada na implementação de um projeto de educação empreendedora, propõe que o empreendedorismo pode ser um meio importante para mitigar os desafios sociais, representando uma poderosa força de transformação política, econômica e social, aplicável aos ambientes de habitação popular. Portanto, por meio de pesquisa-ação, os autores realizaram um diagnóstico do perfil empreendedor e posteriormente dos negócios gerados entre os moradores do “Programa Minha Casa Minha Vida” no Rio de Janeiro. O trabalho de campo incluiu a observação participante e a coleta de dados documentais, que foram realizados paralelamente às ações de educação empreendedora, as quais atingiram 920 moradores, gerando 490 modelos de negócios, sendo que após seis de sua implementação, 59% das famílias relataram que sua principal fonte de renda provinha desses novos negócios.

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DOI: https://doi.org/10.22409/sbijounal2019.i81.a27044

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