AÇÃO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA - RJ

Autores

  • Irene Dobarrio Machado Ciccarino Faculdade de Administração - UFRJ e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Eduardo Picanço Cruz Universidade Federal Fluminense
  • Allan Borges CPDOC/FGV Program

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2019.i81.a27044

Resumo

Os preços dos imóveis em metrópoles das economias emergentes forçam o estabelecimento conjuntos habitacionais populares em bairros que se situam longe das principais áreas comerciais. Além disso, os moradores enfrentam desafios de sobrevivência aprofundados por sua baixa escolaridade e baixa renda. A pesquisa, baseada na implementação de um projeto de educação empreendedora, propõe que o empreendedorismo pode ser um meio importante para mitigar os desafios sociais, representando uma poderosa força de transformação política, econômica e social, aplicável aos ambientes de habitação popular. Portanto, por meio de pesquisa-ação, os autores realizaram um diagnóstico do perfil empreendedor e posteriormente dos negócios gerados entre os moradores do “Programa Minha Casa Minha Vida” no Rio de Janeiro. O trabalho de campo incluiu a observação participante e a coleta de dados documentais, que foram realizados paralelamente às ações de educação empreendedora, as quais atingiram 920 moradores, gerando 490 modelos de negócios, sendo que após seis de sua implementação, 59% das famílias relataram que sua principal fonte de renda provinha desses novos negócios.

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Biografia do Autor

Irene Dobarrio Machado Ciccarino, Faculdade de Administração - UFRJ e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Administração com linha de pesquisa em Estratégia, abordando assuntos como empreendedorismo e empreendedorismo Social na PUC-RJ. Especialista em Políticas Públicas para Igualdade na América Latina na CLACSO. Mestre em Administração com linha de pesquisa em Estratégia, com pesquisa direcionada aos temas gerenciamento de projetos e gestão do Conhecimento no IBMEC-RJ. MBA Executivo em Gestão de Projetos, Universidade Gama Filho. Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Gama Filho e Técnica em Administração de Empresas, pela Fundação Osório. Professora na Graduação de Administração da UFRJ-FACC, no MBA presencial de Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial da Universidade Estácio de Sá, no MBA de Controladoria do IBMEC e em MBAS da UNIGRANRIO. Na Petrobras participou de ações de reengenharia, obtenção de certificações como a SA 8000 e prêmio PNQ, implementação de modelo de gestão e mapeamento de processos. Na Transpetro trabalhou no desenvolvimento de uma metodologia de Gestão do Conhecimento voltada para maturidade em gerenciamento de projetos de engenharia materializada no programa Compreender. No terceiro setor atuou durante 3 anos na CUFA como Gerente de Projetos.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Orientador do SEBRAE - Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Doutor em Administração - IAG PUC, Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE. Rio (2014), Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 ? 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Design Thinking. Disciplinas que ministrou na Universidade Candido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios. Fluente em inglês, espanhol e francês.

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Administracao pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor Associado II do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos e Internacionalização de Negócios. Coordena o projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes e o Curso de MBA Executivo em Gestão Empreendedora. Atua principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão, marketing, planejamento estratégico e finanças

Allan Borges, CPDOC/FGV Program

Possui graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela FACULDADE DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (2015). Atualmente é projetista - Alves e Souza Engenharia, Comércio e serviços LTDA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica

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Publicado

2019-02-04