CLIENTE: um novo fator de produção

José Luiz Nunes Fernandes

Resumo


Tradicionalmente, os fatores de produção são as matérias-primas, mão de obra e os gastos gerais de fabricação, porém contemporaneamente reconhece-se a presença do cliente no processo produtivo, o que autores convencionaram chamar de cocriação de valor, ou seja, criação conjunta, empresa e cliente. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo investigar o correto tratamento dos recursos consumidos por meio da composição dos custos com clientes presentes no processo contemporâneo de produção. Para o alcance do objetivo, buscou-se por meio de estudos bibliográficos e documentais evidenciar estudos reais onde a cocriação de valor está presente e correlacioná-los com a teoria subjacente. A pesquisa concluiu que, quanto à presença dos clientes no processo produtivo, os custeios tradicionais ainda não tiveram a percepção e o tratamento adequado, fato que não acontece com o custeio contemporâneo denominado de Custeio Baseado em Atividades.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/sbijounal2019.i87.a29283

Apontamentos

  • Não há apontamentos.