O ensino da responsabilidade social nos cursos de ciências empresariais das Instituições de Ensino Superior públicas portuguesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sbijounal2019.i88.a34743

Resumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem vindo a incrementar a sua importância tanto para a sociedade como para a gestão operacional e estratégica das empresas.

As Instituições de Ensino Superior (IES), portuguesas e estrangeiras, que ministram formação na área das ciências empresariais têm a obrigação de contribuir para a promoção da RSC formando gestores com competências adequadas. Esta obrigação advém da sua missão, mas também das recomendações da União Europeia e das declarações das Nações Unidas.  

Este trabalho tem como objetivo averiguar se nos cursos de ciências empresariais, nomeadamente os com a denominação de gestão e de contabilidade, das IES públicas portuguesas se verifica o ensino de matérias relativas ao tema da RSC.  Para o efeito, recorre-se à metodologia da análise de conteúdo dos planos curriculares, verificando se os mesmos incluem unidades curriculares (UC) sobre esse tema, de caráter obrigatório ou facultativo, e qual o peso das mesmas no plano de estudos.   

Concluiu-se existir um reduzido número de UC autónomas, um diminuto peso atribuído em créditos e um caráter predominantemente facultativo dessas UC, destacando-se em todo caso a palavra “Ética” na denominação das UC identificadas, principalmente no 1º ciclo.

Esta investigação pretende contribuir para o conhecimento da presença (ou ausência) do tema da RSC nos planos de estudos dos cursos de gestão e contabilidade nas IES públicas portuguesas, permitindo a comparação com outros estudos internacionais. Pretende também alertar as IES para a necessidade de incluírem estas matérias nos seus currículos, respondendo aos apelos das várias organizações internacionais.

 

Palavras-chave: Ensino superior, Ética, Portugal, Responsabilidade Social, Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-02