Sustainable Business International Journal

O Sustainable Business International Journal – SBIJ é um periódico da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense que abrange a área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, com classificação B3, conforme avaliação de periódicos do quadriênio 2013-2016, além das sub-áreas de Empreendedorismo, Gestão, Produção e Meio-Ambiente. A Revista é também classificada nas áreas de Engenharias I e III, Medicinas I e II, Ciências Ambientais e Interdisciplinar, segundo as áreas de avaliação da CAPES.

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Publicado: 2019-05-10
 
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n. 87 (2019): CLIENTE: um novo fator de produção

Resumo
Tradicionalmente, os fatores de produção são as matérias-primas, mão de obra e os gastos gerais de fabricação, porém contemporaneamente reconhece-se a presença do cliente no processo produtivo, o que autores convencionaram chamar de cocriação de valor, ou seja, criação conjunta, empresa e cliente. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo investigar o correto tratamento dos recursos consumidos por meio da composição dos custos com clientes presentes no processo contemporâneo de produção. Para o alcance do objetivo, buscou-se por meio de estudos bibliográficos e documentais evidenciar estudos reais onde a cocriação de valor está presente e correlacioná-los com a teoria subjacente. A pesquisa concluiu que, quanto à presença dos clientes no processo produtivo, os custeios tradicionais ainda não tiveram a percepção e o tratamento adequado, fato que não acontece com o custeio contemporâneo denominado de Custeio Baseado em Atividades.
Palavras-Chave: Processo Produtivo; Cliente; Cocriação de Valor.

 

Abstract
Traditionally the factors of production are the raw materials, labor and overheads of manufacturing, but simultaneously it is recognized the presence of the customer in the productive process, what the authors have agreed to call as a value co-creation. Therefore, the
research had as objective to investigate the correct treatment of the resources consumed by means of the composition of costs with customers present in the contemporary process of production. To achieve the objective it was sought by means of bibliographic and documentary studies to demonstrate real studies where the value co-creation is present and correlate them with the underlying theory. The research concluded that, regarding the presence of customers in the productive process, the traditional costs did not have yet the perception and the appropriate treatment, a fact which does not happen with the contemporary costing called activity-based costing.
Keywords: Productive Process; Customer; Value co-creation.

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José Luiz Nunes Fernandes
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