n. 61 (2016): SISTEMA DE GESTÃO DE COLETA SELETIVA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS E TREINAMENTO AMBIENTAL, VISANDO DESTINAR ...

Resumo: O presente estudo apresenta o papel da Gestão Ambiental e da importância da coleta seletiva que deve ser praticada nos condomínios residenciais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso no Condomínio Solar da Lagoa, localizado na Selva de Pedra, Leblon, Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Além disso, foi realizada pesquisa de campo, com os demais 40 síndicos dos condomínios residenciais que compõem a Associação de Moradores e Amigos da Selva de Pedra – ADESPE. Durante o período de agosto a setembro de 2014, foram enviados aos síndicos questionários com perguntas semiestruturadas utilizando o Google Forms. A coleta seletiva é atividade imprescindível no que tange ao tema sustentabilidade global e é parte integrada do sistema de gestão de resíduos sólidos, contribuindo, assim, para as boas práticas da logística reversa. Este estudo apresenta a importância da aplicação da Lei Estadual 6.408/13, que obriga todas as edificações residenciais com mais de três andares a disponibilizarem recipientes para coleta seletiva de lixo. Os resultados da pesquisa mostraram que embora alguns síndicos já tenham conhecimento da Lei 6.408/13, a gestão da coleta seletiva nos condomínios residenciais ocorre de forma desorganizada, comprometendo, assim, o ciclo da logística reversa.

Palavra-Chave: Sistema de Gestão, Gestão da Informação, Gestão de Resíduos Sólidos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa.

Publicado: 2016-07-27