Quando professoras leem literatura... Uma reflexão sobre o processo de formação continuada de professoras de Sala de Leitura

Ana Paula Silva Botelho de Macedo, Josiane de Souza Soares

Resumo


Neste texto temos a intenção de refletir sobre o processo de formação das professoras da Rede Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí (RJ) que atuam como docentes de Sala de Leitura. Inicialmente, esclarecemos que as Salas de Leitura, no referido município, configuram-se como um projeto desenvolvido pela Subsecretaria Municipal de Gestão e Ensino e, há mais de quatro anos, acontece em algumas escolas da Rede, atendendo a alunos de diferentes segmentos e modalidades da Educação Básica.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira .São Paulo: Hucitec, 1929

BATISTA. A. Professores de português, formação superior, matrimônio e leitura: um estudo de caso. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro; ZAGO, Nadir (orgs). Sociologia da Educação: pesquisa e realidade. Petrópolis: Vozes, 2007.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995

.

COSSON, Rildon e PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a

literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina e ROSING, Tânia M. K. (orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

FRIGOTTO, Edith. A emergência do letramento literário. In: DIONÌSIO, M.L.; CARVALHO, J.A.B.; CASTRO, R.V. Discovering worlds of litracy. Braga, Portugal: Littera – Universidade do Minho, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996, p. 88-9.

OLIVEIRA, Ana Arlinda. O professor como mediador das leituras literárias. In: Coleção Explorando o Ensino. Vol. 20. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

PAULINO, Graça. Para que serve a literatura infantil? In: ROSA, Cristina

(org.). Das leitura ao letramento literário. Belo Horizonte: FAE-UFMG; Pelotas: UFEPel, 2010.

SOARES, Josiane de Souza. Pra você ensinar, você tem que aprender –

gêneros discursivos e ensino de língua materna: o que dizem as professoras de português. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007


Apontamentos

  • Não há apontamentos.