Releituras: revisitando o trabalho com a literatura no cotidiano da sala de aula

Autores

  • Cláudia Cristina dos Santos Andrade CAp/UERJ
  • Stella Maris Moura de Macedo CAp/UERJ

Resumo

Na figura da mulher de Oslo, uma metáfora do professor no qual acreditamos: o que encanta, contando histórias diariamente, colocando a literatura na roda, nas Rodas de Leitura, como fundação e fundamento da prática pedagógica, isto é, como ação que inaugura um elemento fundamental: a leitura – alicerce, causa, razão de ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Cristina dos Santos Andrade, CAp/UERJ

Doutora em Educação pela USP, Professora dos anos iniciais do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ.

Stella Maris Moura de Macedo, CAp/UERJ

Mestre em Educação pela UFF, Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ.

Referências

ALVES, Rubem. Receita pra comer queijo. Disponível em http://www.rubemalves.com.br/receitaprasecomerqueijo.htm. Acesso em maio de 2012.

AULETE DIGITAL. Acesso em maio de 2012.

BANDEIRA, Pedro. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo: FTD, 1986.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 8. ed. Trad. Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira São Paulo: Hucitec, 1997.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

_______. Pedagogia da indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

KRAMER, Sônia. Leitura e escrita como experiência – notas sobre seu papel na formação. In: ZACCUR, Edwiges. A magia da linguagem. Rio de

Janeiro: DP&A Editora, 2000.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MACHADO, Ana Maria. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. O livro é passaporte, é bilhete de partida. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (orgs.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999.

TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius. Chapeuzinhos Coloridos. Il. Marilia Pirillo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

ANDRADE, C. C. DOS S.; MACEDO, S. M. M. DE. Releituras: revisitando o trabalho com a literatura no cotidiano da sala de aula. Sede de Ler, v. 3, n. 1, p. 18-24, 21 out. 2020.