Histórias de crianças:leituras de mundo

Adriana Santos Da Mata, Carla Andréa Lima da Silva

Resumo


As escolas de Educação Infantil são instituições de cuidado e educação, de socialização das crianças pequenas – por meio das brincadeiras, das músicas, da literatura infantil, dos gestos, das emoções e, sobretudo, da fala oral – e de produção de cultura e conhecimentos. Pensando no lugar e no tempo da fala oral, precisamos perguntar (e responder!): em que momentos as crianças são autorizadas ou não a falar na escola? Sobre o que elas falam? Como as professoras e os professores têm ouvido as crianças? O que pode ser feito para tornar a prática pedagógica mais significativa a partir do que elas falam?

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______. (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 6. ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1992.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez., 1985.

GERALDI, João Wanderley. Paulo Freire e Mikahil Bakhtin. O encontro que não houve. In: Diálogos através de Paulo Freire. Edição Instituto Paulo Freire de Portugal e Centro de Recursos Paulo Freire da FPCE. Colecção Querer Saber1, s/d, p. 37-52

GOULART, Cecilia. M. Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin. In: Pro-Proposições. Dossiê Linguagem e construção de conhecimento: a argumentação em sala de aula. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. V.18, n. 3(54), set./dez. 2007, p.93– 107.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995, p. 15-61.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/fev/mar/abr 2002, p. 20- 28.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

SOARES, Magda. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, Edwiges (org). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, SEPE, 1999.


Apontamentos