Histórias de crianças:leituras de mundo

Autores

  • Adriana Santos Da Mata SME - Niterói
  • Carla Andréa Lima da Silva SME - Niterói

Resumo

As escolas de Educação Infantil são instituições de cuidado e educação, de socialização das crianças pequenas – por meio das brincadeiras, das músicas, da literatura infantil, dos gestos, das emoções e, sobretudo, da fala oral – e de produção de cultura e conhecimentos. Pensando no lugar e no tempo da fala oral, precisamos perguntar (e responder!): em que momentos as crianças são autorizadas ou não a falar na escola? Sobre o que elas falam? Como as professoras e os professores têm ouvido as crianças? O que pode ser feito para tornar a prática pedagógica mais significativa a partir do que elas falam?

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Biografia do Autor

Adriana Santos Da Mata, SME - Niterói

Professora da Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa, Mestre em Educação – UFF.

Carla Andréa Lima da Silva, SME - Niterói

Pedagoga da Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa, Mestre em Educação – UFRJ.

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

DA MATA, A. S.; SILVA, C. A. L. DA. Histórias de crianças:leituras de mundo. Sede de Ler, v. 3, n. 1, p. 25-30, 21 out. 2020.