Acerca do colonialismo cultural implícito na circulação da Literatura Infantil e Juvenil na América Latina

Autores

  • Graciela Bialet
  • Bruna Maria Silva Silvério Universidade Federal Fluminense / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Resumo

Para dar conta do processo de formação leitora, permito-me remontar minha própria experiência, porque é a vida em movimento que consegue dar conta das palavras que a constituem. Trato de pensar em como e quando me fascinei pela leitura e, antes de algum título clássico da literatura, o que vêm a minha mente são as ocasiões e circunstâncias em que ambos, os textos e a criança que fui, nos encontramos e nos apaixonamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Bialet

Escritora e docente cordovesa. Comunicadora social, licenciada em Educação e Mestre em Promoção da Leitura e Literatura Infantil. Assessora de programas de leitura e de literatura para crianças e jovens na Hispano-América. Seus livros mais difundidos: Los sapos de la memoria (CB Edições); Caracoleando (Edebé); Si tu signo no es Cáncer e El jamón del sánguche (Grupo Editorial Norma); Gigante ( RHM Argentina/ Edebé Chile); Neón, el perro reloj (Anaya); Epaminondas (Alfaguara México) e El que nada no se ahoga (Comunicarte). Escritora argentina, autora de várias obras para jovens, como Los sapos de la memória, El jamón del sánguche, Si tu signo no es cáncer, entre outras.

Bruna Maria Silva Silvério, Universidade Federal Fluminense / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Doutora em Estudos de Linguagem (2019) pela Universidade Federal Fluminense. Possui Mestrado também em Estudos de Linguagem (2014) e graduação em Letras pela mesma instituição (2011). Atua como docente de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), desde 2015. 

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

BIALET, G.; SILVÉRIO, B. M. S. Acerca do colonialismo cultural implícito na circulação da Literatura Infantil e Juvenil na América Latina. Sede de Ler, v. 4, n. 1, p. 16-22, 21 out. 2020.