n. 2 (2)

SEDE DE LER (NOVEMBRO DE 2011)

Sai o número 2 da Revista SEDE DE LER, depois da boa recepção ao número 1, recebendo apreciações críticas e sugestões de muitos professores, animando a sua continuidade. Ao final de mais um ano de trabalho, damo-nos conta do expressivo número de professores, alunos da graduação e outros profissionais da Educação Básica que, crescentemente, se juntam a nós para debater modos de tornar os processos de ensino-aprendizagem mais consistentes. Da própria UFF, de escolas públicas e privadas de Niterói, de municípios mais próximos, como São Gonçalo, Itaboraí,Tanguá, Rio de Janeiro, e também de municípios mais distantes, como Cabo Frio, Araruama, Maricá, Magé, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu. O objetivo principal do PROALE - realizar um contínuo trabalho de extensão, visando à formação de professores - se mantém vivo e é cada vez mais estimulado e estimulante. Os cursos regularmente abertos a cada semestre, especialmente, têm-se mostrado espaços profícuos de encontros entre perspectivas teóricas e práticas, mobilizando as possibilidades que cada profissional possui de organizar o trabalho pedagógico como um ato criador. Estudos da linguagem têm sido o principal motor dessas ações para alimentar discussões sobre o ensino de literatura, ciências, matemática, história, geografia, entre outras áreas

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Apresentação

Cecilia M. A. Goulart
PDF
1-2

Verbete

Cecilia M. A. Goulart, Margareth Silva de Mattos
PDF
3-4

Artigos

Ana Lucia Espíndola
PDF
5-9
Claudia Mendes
PDF
10-16
Maria Beatriz Setubal de Rezende Silva
PDF
17-21
Edith Frigotto
PDF
22-28

Resenha

Josiléa da Silva Pinheiro
PDF
29

Em foco

Marta Lima de Souza
PDF
30-31

Poema

Sílvio Romero
PDF
32