INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)

Autores

  • Luiz Armando Morais
  • Katia Reis Souza
  • Gideon Borges Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4641

Palavras-chave:

Trabalho docente, intensificação, precarização.

Resumo

O estudo teve como objetivo principal investigar as relações entre o trabalho e a saúde de professores do ensino fundamental em escola pública. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com cinco professores. Quanto à interpretação dos materiais, utilizou-se a análise de conteúdo, mais especificamente a técnica de análise temática. No que tange aos resultados, confirmou-se a ideia segundo a qual a intensificação e a precarização social das condições do trabalho docente, em escolas públicas, passa por um processo de aprofundamento, o que gera efeitos na saúde dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Morais, L. A., Souza, K. R., & Santos, G. B. (2018). INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE (RJ). Revista Trabalho Necessário, 16(29), 218-236. https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4641

Edição

Seção

Artigos - Outras Temáticas