EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Alessandra Schueler

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.12i18.p8594

Palavras-chave:

Educação, experiência, história da educação.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de destacar as contribuições da obra historiográfica de Edward Palmer Thompson para o ensino e a pesquisa no campo educacional, e, mais especificamente, para a área de História da Educação. Privilegio o enfoque sobre alguns aspectos de sua trajetória profissional e de sua prática teórica ativa no âmbito do materialismo histórico e da História Social inglesa, destacando algumas de suas reflexões sobre história, cultura, experiência, educação e emancipação. A produção do autor tem importância fundamental para os estudos que buscam compreender os processos históricos e as práticas educativas, as experiências e as lutas pela emancipação humana e a transformação social e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Schueler, A. (2014). EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 12(18). https://doi.org/10.22409/tn.12i18.p8594